logo RCN

Porto de São Francisco do Sul recebe certificação internacional de segurança

  • Foto: Divulgação / PSFS -

Após investimentos de R$ 25 milhões, terminal catarinense conquista aprovação da Conportos e reforça compromisso com padrões globais

O Porto de São Francisco do Sul alcançou um marco importante ao obter a Declaração de Cumprimento do Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code). O reconhecimento, emitido pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) e publicado no Diário Oficial da União, atesta que o terminal atende a todas as exigências internacionais de segurança.

A certificação, que havia sido cassada em 2021, foi recuperada após um investimento recorde de R$ 25 milhões em tecnologia da informação e infraestrutura nos últimos dois anos. Entre as melhorias implementadas, destacam-se o novo sistema de monitoramento e controle de acesso ao Terminal Graneleiro, a instalação de 12 câmeras para leitura de placas e identificação de vagões, além da modernização do controle de acesso com biometria digital e automação dos portões.

O reforço na segurança também incluiu a instalação de 111 novas câmeras para aprimoramento do Circuito Fechado de Televisão (CFTV), a compra de dois storages para armazenamento de imagens e 10 servidores, garantindo maior eficiência na gestão de dados. Em 2023, a criação de um novo acesso com três balanças já havia otimizado a movimentação de caminhões no porto.

Para Cleverton Vieira, presidente do Porto de São Francisco do Sul, a certificação, válida por cinco anos, demonstra o compromisso do terminal catarinense com a segurança e a excelência operacional. “Foram dois anos de intenso trabalho em tecnologia e infraestrutura para garantir que o Porto opere dentro dos mais rigorosos padrões internacionais”, afirmou.

O gerente de Segurança, Pablo da Silva, destacou as etapas do processo para obter a certificação, que incluiu a elaboração do Estudo de Avaliação de Riscos (EAR) e do Plano de Segurança Pública Portuária (PSP), ambos aprovados pela Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos (Cesportos). “Esta certificação é similar às normas ISO, garantindo qualidade e segurança nos processos portuários”, explicou, lembrando que o Porto também possui as certificações ISO 9001 e 14001.

Porto de São Francisco do Sul recebe certificação internacional de segurança Anterior

Porto de São Francisco do Sul recebe certificação internacional de segurança

Polícia Militar Ambiental de SC moderniza operações com drones de alta tecnologia Próximo

Polícia Militar Ambiental de SC moderniza operações com drones de alta tecnologia

Deixe seu comentário