Águas de Joinville divulga Relatório Anual de Qualidade da Água 2024 |
Porto de São Francisco do Sul recebe certificação internacional de segurança
-
Foto: Divulgação / PSFS -
Após investimentos de R$ 25 milhões, terminal catarinense conquista aprovação da Conportos e reforça compromisso com padrões globais
O Porto de São Francisco do Sul alcançou um marco importante ao obter a Declaração de Cumprimento do Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code). O reconhecimento, emitido pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) e publicado no Diário Oficial da União, atesta que o terminal atende a todas as exigências internacionais de segurança.
A certificação, que havia sido cassada em 2021, foi recuperada após um investimento recorde de R$ 25 milhões em tecnologia da informação e infraestrutura nos últimos dois anos. Entre as melhorias implementadas, destacam-se o novo sistema de monitoramento e controle de acesso ao Terminal Graneleiro, a instalação de 12 câmeras para leitura de placas e identificação de vagões, além da modernização do controle de acesso com biometria digital e automação dos portões.
O reforço na segurança também incluiu a instalação de 111 novas câmeras para aprimoramento do Circuito Fechado de Televisão (CFTV), a compra de dois storages para armazenamento de imagens e 10 servidores, garantindo maior eficiência na gestão de dados. Em 2023, a criação de um novo acesso com três balanças já havia otimizado a movimentação de caminhões no porto.
Para Cleverton Vieira, presidente do Porto de São Francisco do Sul, a certificação, válida por cinco anos, demonstra o compromisso do terminal catarinense com a segurança e a excelência operacional. “Foram dois anos de intenso trabalho em tecnologia e infraestrutura para garantir que o Porto opere dentro dos mais rigorosos padrões internacionais”, afirmou.
O gerente de Segurança, Pablo da Silva, destacou as etapas do processo para obter a certificação, que incluiu a elaboração do Estudo de Avaliação de Riscos (EAR) e do Plano de Segurança Pública Portuária (PSP), ambos aprovados pela Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos (Cesportos). “Esta certificação é similar às normas ISO, garantindo qualidade e segurança nos processos portuários”, explicou, lembrando que o Porto também possui as certificações ISO 9001 e 14001.
Deixe seu comentário