logo RCN

Comissão de Saúde fiscaliza estrutura e atendimento do SER em Joinville

  • Foto: Mauro Schlieck / CVJ -

Vereadores e representantes da justiça visitam serviço especializado em reabilitação após reclamações de usuários

Na esteira de reclamações dos usuários, vereadores da Comissão de Saúde de Joinville realizaram uma inspeção nesta quinta-feira (23) na estrutura e no atendimento do Serviço Especializado em Reabilitação (SER) do bairro Adhemar Garcia. A visita contou com a presença do presidente da comissão, Brandel Junior (PL), do secretário Claudio Aragão (MDB) e do vereador Cleiton Profeta (PL), acompanhados pelo promotor de Justiça Felipe Schmidt e pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cleia Aparecida Clemente Giosole.

Recebidos pelo coordenador do SER, André Paulo Klamt, o grupo constatou diversas deficiências na unidade, responsável pelo tratamento e reabilitação de crianças e adultos com deficiência física. Uma das principais questões levantadas foi a falta de servidores e a demanda reprimida por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, cuja contratação solicitada ainda não foi atendida.

Klamt, ao ser questionado sobre a qualidade do atendimento do SER, atribuiu uma nota entre seis ou sete. Além disso, a comitiva constatou que a piscina destinada à hidroterapia está fechada desde 2021, devido à ausência de uma empresa responsável pela manutenção dos equipamentos e de um engenheiro químico para garantir a qualidade da água.

Diante dessa situação, o vereador Brandel Junior sugeriu possíveis soluções, como parcerias com empresas para a manutenção da piscina ou cooperação com a Companhia Águas de Joinville. A Comissão de Saúde pretende enviar um ofício ao SER solicitando explicações sobre a situação, com cópia para o Ministério Público, que iniciou um procedimento sobre o caso.

A história do SER remonta a 2005, quando a Associação para Reabilitação da Criança Deficiente (ARCD) foi criada para gerenciar a construção da unidade, financiada por recursos da campanha Teleton. Em 2017, após questionamentos do Tribunal de Contas do Estado sobre a movimentação de verbas, a gestão passou para o poder público devido à insuficiência de recursos.

Senado retoma debate de PEC que pode privatizar praias Anterior

Senado retoma debate de PEC que pode privatizar praias

Proposta em análise na Câmara Municipal permite construções provisórias em áreas reservadas para expansão viária Próximo

Proposta em análise na Câmara Municipal permite construções provisórias em áreas reservadas para expansão viária

Deixe seu comentário