SC apresenta projeto de contorno para o Morro dos Cavalos e busca apoio em Brasília |
SC apresenta projeto de contorno para o Morro dos Cavalos e busca apoio em Brasília
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Foto: Nohlan Scholzel /SAN -
Estudo propõe alternativa de R$ 291 milhões para desafogar trânsito e reduzir riscos na BR-101 em Palhoça
O governador Jorginho Mello se reuniu nesta quarta-feira (3), em Brasília, com o Fórum Parlamentar Catarinense para apresentar o Estudo de Concepção do Contorno do Morro dos Cavalos, elaborado pelo Governo do Estado. A proposta prevê a construção de um traçado alternativo de 5,2 quilômetros, margeando o trecho atual da BR-101 em Palhoça, considerado um dos mais críticos do país.
“Esse contorno é uma das possíveis soluções. Ele não exclui os túneis, mas representa uma alternativa mais rápida e mais barata”, afirmou o governador. O custo estimado é de R$ 291 milhões e o objetivo é reduzir riscos, melhorar a fluidez do tráfego e oferecer mais segurança aos motoristas.
Trecho crítico e projeções de tráfego
Localizado entre os quilômetros 233 e 236 da BR-101, o Morro dos Cavalos é historicamente marcado por acidentes graves, bloqueios totais e congestionamentos que afetam a ligação entre a Grande Florianópolis e o Sul do Brasil. Segundo o estudo, o fluxo de veículos cresce cerca de 3% ao ano e deve chegar a 42 mil veículos por dia em 2030 e a 55 mil em 2039.
“É um ponto sensível, resultado da geografia acidentada e do crescimento constante do tráfego”, explicou o secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando.
Soluções complementares
O projeto elaborado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) não inviabiliza os túneis já projetados para a região. Pelo contrário, as soluções são consideradas complementares: o contorno como medida emergencial e os túneis como alternativa de longo prazo, atendendo inclusive às demandas da comunidade indígena local, que espera a desativação do trecho atual que corta a aldeia.
“O Estado avançou além de suas competências, mas a execução da obra depende da integração do Governo Federal, do DNIT, da ANTT e da Funai, já que a rodovia é federal e atravessa uma terra indígena”, destacou Jorginho Mello. O governador deve protocolar o estudo no Ministério dos Transportes nesta quinta-feira (4).
Apoio político e próximos passos
O estudo foi bem recebido pelo Fórum Parlamentar Catarinense. O coordenador do colegiado, deputado federal Pedro Uczai, afirmou que vai intermediar o diálogo com o Governo Federal. Também participaram do encontro deputados e senadores catarinenses, entre eles Caroline de Toni, Daniela Reinehr, Ricardo Guidi, Geovania de Sá, Gilson Marques, Zé Trovão e o senador Jorge Seif.
O documento entregue reúne levantamentos de tráfego, estudos geotécnicos e topográficos, orçamentos detalhados, cronograma de execução e um estudo socioambiental que identifica interferências e define áreas prioritárias de preservação.
A partir do protocolo, o próximo passo será a elaboração do projeto executivo, seguido da definição de responsabilidades entre governos estadual e federal, além da concessionária Arteris Litoral Sul.
Acidentes e interdições frequentes
O Morro dos Cavalos tem histórico de tragédias e interdições. O caso mais grave recente ocorreu em abril deste ano, quando um caminhão carregado de etanol tombou e explodiu, interditando a rodovia por 15 horas. No mesmo mês, chuvas intensas levaram a concessionária a bloquear o trecho preventivamente. Em 2024, quedas de barreiras resultaram em interdição de dois dias.
O que diz o Governo Federal
O Ministério dos Transportes mantém em estudo a construção de túneis no Morro dos Cavalos. Em abril, a pasta enviou ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma proposta de otimização do contrato de concessão da BR-101 em Santa Catarina, incluindo a obra. No entanto, não há prazo definido para execução dos túneis nem para a implantação de uma quarta faixa no trecho.
A Fiesc lembra que o projeto dos túneis foi concluído em 2010, com licença de instalação emitida em 2014, mas nunca saiu do papel. Atualmente, a concessão da BR-101 está sob responsabilidade da Arteris Litoral Sul, com contrato válido até 2033, podendo ser prorrogado até 2048.
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