logo RCN

Santa Catarina amplia cirurgias bariátricas e fortalece combate à obesidade

  • Foto: Divulgação/SES -

Estado aumenta em 143% o número de procedimentos e expande rede hospitalar

Proporcionar qualidade de vida às pessoas que sofrem com obesidade tem sido um dos principais focos da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Com investimentos na ampliação da rede hospitalar e na oferta de serviços, Santa Catarina registrou um aumento significativo de 143% no número de cirurgias bariátricas em 2024, comparado a 2022. Atualmente, nove hospitais fazem parte da Linha de Cuidado de Atenção à Saúde de Pessoas com Sobrepeso e Obesidade, garantindo cobertura em todo o estado.

A obesidade é uma das maiores preocupações da saúde pública e, em alusão ao Dia Mundial da Obesidade, celebrado neste 4 de março, a SES reforça a importância da conscientização sobre essa doença crônica não transmissível. Caso não seja tratada de maneira adequada e contínua, a condição pode desencadear diversas complicações, como diabetes, doenças cardiovasculares, problemas articulares, depressão e alguns tipos de câncer.


Expansão da rede e redução das filas

Desde 2023, a SES tem intensificado os esforços para reduzir as filas de espera por procedimentos cirúrgicos, incluindo a bariátrica. Entre as principais medidas adotadas, estão a implementação da Tabela Catarinense de procedimentos, o Programa de Valorização dos Hospitais e a habilitação estadual de novas unidades para realizar as cirurgias. Com isso, três hospitais privados foram incorporados à rede pública, ampliando a capacidade de atendimento.

"Desde 2023, por orientação do governador Jorginho Mello, estamos atuando firmemente para diminuir o sofrimento das pessoas, combatendo as longas filas de espera em diversas áreas, entre elas a da bariátrica", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi. Ele ressalta que a cirurgia bariátrica é um último recurso, sendo precedida por um trabalho multiprofissional de preparação do paciente.

Com essas iniciativas, o número de cirurgias bariátricas saltou de 343 em 2022 para 834 em 2024. O Hospital Dom Joaquim, em Sombrio, lidera o ranking de procedimentos realizados, com 281 cirurgias desde sua incorporação à rede em abril de 2024. Na sequência, estão o Hospital Santo Antônio, de Blumenau (155), e o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville (150).


Onde buscar atendimento

Para tratar e combater a obesidade, o sistema público de saúde catarinense conta com uma rede de assistência, vinculada à Linha de Cuidado a Pessoas com Obesidade, que desenvolve ações intersetoriais e presta atendimento multiprofissional desde a Atenção Primária à Saúde (APS) até a Atenção Especializada.

Para realizar a cirurgia bariátrica é preciso passar por algumas etapas pré-operatórias. Tudo começa na Unidade Básica de Saúde. Lá, o médico avaliará a necessidade da cirurgia com base na saúde do paciente, no Índice de Massa Corporal (IMC) e nas comorbidades apresentadas. O mesmo é inserido na fila de espera da Central de Regulação do Estado e, posteriormente, encaminhado para o hospital de referência.

Saiba mais sobre a rede de atendimento a pessoas com obesidade AQUI!

Governo de SC já entregou mais de 400km de rodovias revitalizadas Anterior

Governo de SC já entregou mais de 400km de rodovias revitalizadas

China anuncia novas medidas para aumentar taxas de natalidade Próximo

China anuncia novas medidas para aumentar taxas de natalidade

Deixe seu comentário