Joinville se torna palco da maior feira de iniciação científica de SC |
Santa Catarina investe em alfabetização e formação de professores
-
Foto: Arquivo/SED -
Estado lança iniciativas para fortalecer a aprendizagem de estudantes e valorizar o desenvolvimento profissional dos educadores dentro do programa Educação Levada a Sério
Nesta segunda-feira (8), quando é celebrado o Dia Internacional da Alfabetização, Santa Catarina tem motivos para comemorar. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), está implementando novas ações voltadas à qualificação da aprendizagem dos alunos e ao fortalecimento da formação dos professores. Entre as iniciativas, estão o Programa Estadual de Fortalecimento da Aprendizagem e a Escola de Formação de Professores e Gestores, ambos inseridos no programa Qualifica SC, que integra o movimento Educação Levada a Sério.
Segundo a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, o objetivo é transformar o fortalecimento da aprendizagem em política pública permanente. “A qualificação da aprendizagem é uma das grandes prioridades do nosso governador Jorginho Mello. Com a criação do programa, o fortalecimento da aprendizagem deixa de ser uma medida isolada e passa a integrar uma política pública permanente, comprometida com a superação das desigualdades educacionais”, destacou.
O Programa Estadual de Fortalecimento da Aprendizagem é direcionado a alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental que ainda apresentam dificuldades de leitura ou escrita. As atividades serão conduzidas por pedagogos, com foco em práticas contextualizadas de alfabetização e letramento, respeitando os ritmos de cada estudante. “Santa Catarina tem a segunda menor taxa de analfabetismo do Brasil e temos realizado mais ações para melhorar cada vez mais esses índices”, afirmou Raquel Petry Lohn, técnica da Gerência de Ensino Fundamental da SED.
Outra frente anunciada é a Escola de Formação de Professores e Gestores, que terá início ainda em 2025 com a preparação de equipes formadoras e, a partir de 2026, chegará a todos os professores da rede estadual. O foco inicial será na formação de docentes de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Especial. A proposta prevê encontros presenciais, atividades mediadas por plataforma tecnológica e planos individuais de estudo, buscando desenvolver competências pedagógicas, metodológicas e socioemocionais.
As iniciativas integram o Educação Levada a Sério, maior pacote de investimentos da história da educação catarinense, que prevê R$ 4,1 bilhões para ações em quatro eixos: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+. Entre as medidas estão a valorização dos professores, a melhoria da infraestrutura escolar e a ampliação do ensino técnico, além de programas de acesso ao ensino superior como a Universidade Gratuita e o Fumdesc.
Deixe seu comentário