Prefeitura recupera iluminação do Parque Sambaqui Guaíra após atos de vandalismo

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Furtos de cabos e danos à estrutura já causaram prejuízo de cerca de R$ 70 mil

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), está realizando a manutenção do sistema de iluminação pública do Parque Sambaqui Guaíra, no bairro Aventureiro, após o registro de atos de vandalismo no local. Os danos incluem furto de cabos de energia elétrica e destruição de caixas de passagem, o que comprometeu o funcionamento da iluminação.

Os trabalhos de levantamento técnico e recuperação do sistema tiveram início ainda no fim de 2025, conduzidos pela Unidade de Iluminação Pública da Seinfra. A etapa final da manutenção está sendo executada pela Concessionária QLuz Joinville, responsável pela Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública do município, assumida em novembro do ano passado.

Nos últimos dias, equipes da concessionária atuaram no parque e restabeleceram a iluminação em 13 postes. A previsão é de que a recuperação completa do sistema seja finalizada ao longo desta semana.

A manutenção garante o padrão de qualidade adotado pela cidade, com a utilização de lâmpadas de LED, que oferecem maior iluminância e eficiência energética. Esse mesmo modelo está sendo implantado na modernização da iluminação de ruas, praças e parques de Joinville, iniciada neste mês.


Reincidência de furtos preocupa

Desde a inauguração do Parque Sambaqui Guaíra, em junho de 2024, já foram registrados cinco casos de furto de fiação elétrica. De acordo com levantamento da QLuz Joinville, somente o último episódio gerou um prejuízo estimado em R$ 70 mil.

Segundo o diretor de Operações da Unidade de Iluminação Pública da Seinfra, Thiago Molina, os furtos provocam danos que vão além da simples retirada de cabos, tornando a recuperação do sistema mais complexa e demorada.

“Não se trata apenas do furto da fiação. As caixas de passagem são quebradas, conexões são danificadas e, muitas vezes, todo o sistema fica inoperante. Por isso, é necessária uma vistoria técnica detalhada para identificar todos os prejuízos antes da recomposição”, explica.

Molina ressalta ainda que fatores como as condições climáticas e a logística para aquisição de materiais influenciam diretamente nos prazos. “Com chuva, os serviços não podem ser executados por envolverem eletricidade. Além disso, após a inspeção, é preciso aguardar a chegada dos materiais, que nem sempre estão disponíveis em estoque para áreas extensas como parques”, detalha. A recomposição inclui passagem de cabos, aterramentos, recomposição do concreto e testes de segurança.

Com a implantação da PPP, a responsabilidade pela reposição da rede de iluminação em casos de furto, vandalismo ou danos ao sistema passou a ser integralmente da concessionária, exceto nas situações que exigem intervenção da Celesc.

A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população. Denúncias de furtos e vandalismo em flagrante podem ser feitas à Guarda Municipal pelo número 153 ou à Polícia Militar pelo 190. Solicitações de melhorias na estrutura de parques e praças devem ser registradas pela Ouvidoria da Prefeitura de Joinville. Já as demandas relacionadas à iluminação pública podem ser encaminhadas pelo telefone 0800 410 0036.

Corredor de ônibus entra em operação na rua Urussanga, no bairro Bucarein Anterior

Corredor de ônibus entra em operação na rua Urussanga, no bairro Bucarein

Obras na avenida Procópio Gomes afetam abastecimento de água em bairros da zona sul de Joinville Próximo

Obras na avenida Procópio Gomes afetam abastecimento de água em bairros da zona sul de Joinville

Deixe seu comentário