CAPS Infantojuvenil capacita equipes de casas-lares para manejo de crises emocionais |
Prefeitura recupera iluminação do Parque Sambaqui Guaíra após atos de vandalismo
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Furtos de cabos e danos à estrutura já causaram prejuízo de cerca de R$ 70 mil
A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), está realizando a manutenção do sistema de iluminação pública do Parque Sambaqui Guaíra, no bairro Aventureiro, após o registro de atos de vandalismo no local. Os danos incluem furto de cabos de energia elétrica e destruição de caixas de passagem, o que comprometeu o funcionamento da iluminação.
Os trabalhos de levantamento técnico e recuperação do sistema tiveram início ainda no fim de 2025, conduzidos pela Unidade de Iluminação Pública da Seinfra. A etapa final da manutenção está sendo executada pela Concessionária QLuz Joinville, responsável pela Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública do município, assumida em novembro do ano passado.
Nos últimos dias, equipes da concessionária atuaram no parque e restabeleceram a iluminação em 13 postes. A previsão é de que a recuperação completa do sistema seja finalizada ao longo desta semana.
A manutenção garante o padrão de qualidade adotado pela cidade, com a utilização de lâmpadas de LED, que oferecem maior iluminância e eficiência energética. Esse mesmo modelo está sendo implantado na modernização da iluminação de ruas, praças e parques de Joinville, iniciada neste mês.
Reincidência de furtos preocupa
Desde a inauguração do Parque Sambaqui Guaíra, em junho de 2024, já foram registrados cinco casos de furto de fiação elétrica. De acordo com levantamento da QLuz Joinville, somente o último episódio gerou um prejuízo estimado em R$ 70 mil.
Segundo o diretor de Operações da Unidade de Iluminação Pública da Seinfra, Thiago Molina, os furtos provocam danos que vão além da simples retirada de cabos, tornando a recuperação do sistema mais complexa e demorada.
“Não se trata apenas do furto da fiação. As caixas de passagem são quebradas, conexões são danificadas e, muitas vezes, todo o sistema fica inoperante. Por isso, é necessária uma vistoria técnica detalhada para identificar todos os prejuízos antes da recomposição”, explica.
Molina ressalta ainda que fatores como as condições climáticas e a logística para aquisição de materiais influenciam diretamente nos prazos. “Com chuva, os serviços não podem ser executados por envolverem eletricidade. Além disso, após a inspeção, é preciso aguardar a chegada dos materiais, que nem sempre estão disponíveis em estoque para áreas extensas como parques”, detalha. A recomposição inclui passagem de cabos, aterramentos, recomposição do concreto e testes de segurança.
Com a implantação da PPP, a responsabilidade pela reposição da rede de iluminação em casos de furto, vandalismo ou danos ao sistema passou a ser integralmente da concessionária, exceto nas situações que exigem intervenção da Celesc.
A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população. Denúncias de furtos e vandalismo em flagrante podem ser feitas à Guarda Municipal pelo número 153 ou à Polícia Militar pelo 190. Solicitações de melhorias na estrutura de parques e praças devem ser registradas pela Ouvidoria da Prefeitura de Joinville. Já as demandas relacionadas à iluminação pública podem ser encaminhadas pelo telefone 0800 410 0036.

Deixe seu comentário