Lula recebe chefe da Comissão Europeia nesta segunda-feira para discutir meio ambiente e acordo Mercosul - UE

  • foto: Yves Herman -

Ursula von der Leyen estará em Brasília nesta segunda-feira. Acordo entre os blocos é negociado desde 1999, e União Europeia tem falado em 'acelerar' conclusão.

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, se reunirá nesta segunda-feira (12), em Brasília, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Além do encontro com Lula, a presidente da Comissão Europeia deve se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Segundo o Itamaraty, durante a visita ao Brasil, Ursula von der Leyen deverá abordar temas como: meio ambiente, acordo Mercosul-União Europeia, ciência, tecnologia e inovação e direitos humanos.​


Acordo Mercosul-UE

A viagem de von der Leyen ao país acontece três meses após a vice-presidente-executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, ter se reunido em Brasília com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Na ocasião, Vestager afirmou ser preciso adotar medidas para "acelerar" a conclusão do acordo comercial entre Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e União Europeia. O acordo é negociado desde 1999.

Vinte anos depois do início das conversas, em 2019, os blocos finalizaram as negociações comerciais e, um ano depois, os chamados aspectos políticos e de cooperação. Desde então, o acordo está em fase de revisão.

Um dos principais entraves na conclusão do acordo é a questão ambiental. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, já declarou que atuará para tentar destravar o acordo e concluir as negociações.

O governo brasileiro entende, por exemplo, que a inclusão de eventuais sanções em caso de descumprimento de metas ambientais deve ser revisto, incluindo, por exemplo a chamada reciprocidade - o que vale de sanção para o Mercosul vale também para a União Europeia.


Santa Catarina registra 57.369 casos confirmados de dengue em 2023 Anterior

Santa Catarina registra 57.369 casos confirmados de dengue em 2023

Na Colômbia, crianças mais velhas movem corpo da própria mãe para retirar bebês de destroços do avião Próximo

Na Colômbia, crianças mais velhas movem corpo da própria mãe para retirar bebês de destroços do avião

Deixe seu comentário