MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026 |
Joinville é destaque internacional em encontro global sobre o Método Wolbachia
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Cidade foi reconhecida como exemplo de sucesso na implementação da tecnologia que tem transformado o combate à dengue no Brasil e no mundo
O exemplo de Joinville foi destaque em um encontro global, que reuniu representantes de diversos países para discutir o Método Wolbachia, tecnologia inovadora que tem transformado o combate à dengue no mundo.
O município foi reconhecido como um case de sucesso e exemplo expressivo de implementação e parceria no Brasil. O evento, organizado pelo World Mosquito Program e pela Wolbito do Brasil, na Biofábrica de Curitiba, teve como objetivo compartilhar as experiências e fortalecer a expansão do método em escala global.
O encontro reuniu governos e parceiros de diversos países para aprender com a experiência do Brasil na implementação de Wolbachia, incluindo visitas a instalações de produção de mosquitos e palestras com gestores e especialistas.
“É um orgulho imenso ver Joinville sendo referência! O Método Wolbachia é uma solução inteligente, segura e sustentável que está transformando o combate à dengue, e Joinville é o exemplo de que isso funciona. Estamos levando o nome da nossa cidade para o mundo como sinônimo de excelência na saúde pública,” afirma a vice-prefeita Rejane Gambin, que representou a Prefeitura no evento.
Em Joinville, o projeto teve início com 17 bairros contemplados na primeira fase e, atualmente, avança para a segunda etapa, com mais 15 bairros. Com a aplicação do método e outras ações integradas, como os mutirões, o município reduziu os casos de dengue em mais de 99% e não registrou nenhuma morte pela doença em 2025.
O Método Wolbachia uma série de atividades coordenadas, como a análise contínua de dados, ações de educação e engajamento da população local, a liberação controlada de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia uma bactéria natural nos mosquitos Aedes aegypti, o que impede a transmissão de vírus como dengue, Zika e chikungunya. A técnica é segura, sustentável e já apresenta resultados concretos em diversas localidades de 15 países.

Deixe seu comentário