logo RCN
Notícias

Espécie asiática de percevejo 'comilão' chega ao Brasil e acende alerta

  • UOL -

Pesquisadores brasileiros, especializados no estudo de insetos, descobriram que uma espécie exótica de percevejo, do gênero Erthesina fullo, chegou ao Brasil. Possivelmente trazido em um navio de contêineres, o inseto, originário do Sudeste Asiático e considerado uma praga para a biodiversidade e a agricultura, já foi avistado em diversos bairros da cidade de Santos, no litoral de São Paulo. 

O estudante e pesquisador Yan Lima, da Universidade Católica de Santos, foi o responsável por fazer o primeiro registro no Brasil dessa espécie de percevejo, em novembro do ano passado. Ele registrou a descoberta no site iNaturalist, uma iniciativa da Academia de Ciências da Califórnia (EUA) e da National Geographic Society, onde a comunidade científica e observadores leigos compartilham achados importantes do mundo natural. A publicação chamou a atenção de outro pesquisador, o doutorando em biologia animal Ricardo Brugnera, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Ele confirmou a espécie como pertencente ao gênero Erthesina fullo e entrou em contato com Lima para discutir a criação de um grupo de estudos. A eles se juntaram o entomólogo e doutor em biologia animal Cristiano Feldens Schwertner, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), e a doutora em parasitologia Jocelia Graça, professora da UFRGS. "Essa espécie vem chamando a atenção nos últimos anos, principalmente depois de ser encontrada na Albânia e na Nova Zelândia", explicou Brugnera ao UOL. "Na Nova Zelândia, as autoridades ambientais emitiram alertas à população para que informassem sobre a presença do Erthesina em suas comunidades." O último estudo internacional publicado sobre essa espécie de percevejo revelou que, no Japão e na China, regiões de origem, ela se revelou um alto risco para a vegetação e também para a agricultura.

Considerado um inseto polífago, ele é capaz de se adaptar para se alimentar de diversos tipos de plantas. Se migrar para regiões agrícolas, pode ser muito difícil combatê-lo, tornando-se uma praga que afeta plantações em pouco tempo.(UOL)

Conta de luz ficou mais cara a partir deste domingo em SC Anterior

Conta de luz ficou mais cara a partir deste domingo em SC

Exército enfrenta tentativa de invasão no munícipio de Japurá/Am Próximo

Exército enfrenta tentativa de invasão no munícipio de Japurá/Am

Deixe seu comentário