logo RCN
Notícias

Conta de luz ficou mais cara a partir deste domingo em SC

  • Divulgação -

Aneel autorizou revisão tarifárias de 5,65% da Celesc. A conta de luz ficou mais cara em Santa Catarina a partir deste domingo, dia 22.A Agência Nacional de energia Elétrica (Aneel) autorizou a revisão tarifária periódica da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), com um reajuste médio de 5,65% para o consumidor.

Esse valor será aplicado nas tarifas entre 22 de agosto de 2021 e 21 de agosto de 2022 para todos os consumidores da Celesc.A tarifa paga pelo consumidor precisa cobrir os custos de geração, transmissão, distribuição, encargos setoriais e impostos.

Os itens que mais impactaram para a composição da revisão foram os custos de aquisição de energia, os componentes financeiros e os encargos setoriais. Todos fazem parte da Parcela A, na qual a distribuidora não tem gerência ou gestão.

Destaca-se que os valores destinados a atividade da Distribuição (Parcela B), ou seja, que a Celesc recebe para a operação e manutenção do sistema elétrico, realização de investimentos em novas redes de energia e custeio das despesas operacionais representam apenas 0,91% do efeito médio do reajuste. A cada R$ 100,00 pagos pelo consumidor, R$ 14,50 ficam com a Empresa para custear operações e realizar investimentos. O restante é repassado para outros agentes do setor elétrico.

Ocupação de leitos de UTI Covid é de 65% em SC Anterior

Ocupação de leitos de UTI Covid é de 65% em SC

Espécie asiática de percevejo 'comilão' chega ao Brasil e acende alerta Próximo

Espécie asiática de percevejo 'comilão' chega ao Brasil e acende alerta

Deixe seu comentário