Haiti: conselho de transição encerra mandato após ameaça dos EUA |
Equipes do Projeto de Monitoramento de Praias de SC estão em alerta para possíveis casos de influenza aviária no Litoral Norte
-
Foto: Wikimedia/Cláudio Dias Timm/Agência Brasil -
A prefeitura de São Francisco do Sul divulgou essa informação nesta terça-feira (20).
Equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) estão em alerta no Litoral Norte de Santa Catarina devido à possibilidade de casos de influenza aviária. A prefeitura de São Francisco do Sul divulgou essa informação nesta terça-feira (20).
O projeto já possui um protocolo específico para lidar com a situação. Popularmente conhecida como "gripe aviária", essa doença viral altamente contagiosa afeta principalmente aves e mamíferos.
Embora o risco de contágio em humanos seja baixo e com menor gravidade em comparação aos animais, especialistas alertam que é necessário tomar cuidado para evitar a injeção do vírus.
Quando se parar com aves silvestres, marinhas ou terrestres, é importante manter distância, pois não é possível determinar se estão infectadas ou não.
Caso seja observado algum sintoma nas aves, como descoordenação motora, incapacidade de se levantar, tremores, insuficiência respiratória, convulsões ou grande quantidade de animais mortos, é recomendável entrar em contato com o Serviço Veterinário Oficial de Santa Catarina por meio do número 0800 643 9300 .
No caso de aves marinhas assintomáticas ou mortas, é necessário contatar o PMP-BS pelo número 0800 642 3341 ou pelo WhatsApp através do número (47) 99212-9218.
Aumento de casos O aumento de casos de gripe aviária no Brasil tem preocupado Santa Catarina desde o mês passado. Com o país em estado de emergência devido aos registros de casos em aves silvestres, Santa Catarina emitiu um alerta máximo e adotou medidas preventivas contra a doença.
Atualmente, o estado é responsável por 16% da produção nacional de carne de frango e conta com aproximadamente 13 mil produtores de aves. Todos eles foram devidamente preparados para garantir a máxima segurança nas granjas.

Deixe seu comentário