logo RCN
CORONAVÍRUS

Covid-19:Nem mesmo os ET's escaparam

Museu de ufologia perde público durante a pandemia

Nem mesmo o mundo extraterrestre escapou da pandemia do coronavírus. Pelo menos não no Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência, localizado em Itaara (RS), a 252 km de Porto Alegre. Em dias normais, 60% do público é composto por estudantes do nível básico a pós-graduação. Mas com as aulas presenciais suspensas, o movimento ficou restrito a turistas.Por ano, uma média de 25 mil alunos visita o local, de até 300 escolas diferentes. Por mês, são cerca de 2.000 estudantes, diz Hernán Mostajo, fundador do espaço. "As escolas são nosso público-alvo, é o público sustentador do museu. O turista era nosso público eventual", conta.A maior parte do público vem de Santa Maria, município vizinho com mais de 277 mil habitantes, chamado de cidade universitária devido à presença de sete instituições superiores de ensino.

Aberto, mas sob regras rígidas

Com a pandemia, o museu ficou fechado da metade de março até começo de maio. Na reabertura, foi preciso seguir regras mais rígidas impostas pelo governo estadual. Entre elas, o limite de ocupação dos dois espaços: no museu e no observatório. O passeio guiado, que antes chegava a receber 60 pessoas, agora não pode ter mais de dez pessoas. s. No chão, foram feitas marcações para garantir o distanciamento. E na hora de olhar as estrelas no telescópio? Cada visitante que chega à cúpula precisa passar álcool gel nas mãos e não pode tocar nem encostar o rosto no visor. 

"Eu faço uma simulação e fico com olhos posicionados de três a quatro centímetros de distância do visor", observa Mostajo, que acompanha todo o processo pessoalmente. Mesmo assim, a higiene do local e do próprio aparelho foram redobradas. Outra atividade, chamada de Caminhando com as Estrelas, também foi afetada com a pandemia. Nela, os participantes  observam os astros enquanto percorrem à noite uma trilha criada no terreno de 2.500 metros quadrados do museu. Mesmo ocorrendo na parte externa do local, a procura caiu, o que forçou a direção a suspendê-la temporariamente.  A atividade deve voltar em 26 de setembro, mas com mudanças no formato. Será permitida a participação de até 25 pessoas -metade do que era antes da pandemia- e a apresentação da caminhada vai ocorrer na parte externa, não mais no auditório do museu. (Fonte uol)

Como funciona o museu?

O museu é organizado em seis seções temáticas diferentes: cosmologia (ramo da astronomia que estuda a estrutura e a evolução do universo, desde sua origem), evolução da vida, paleontologia, arqueologia, astronomia e ciência espacial e, por último, a ufologia. É possível acessar o site do museu no link abaixo :  

https://www.museufo.org.br/




Família faz bingo virtual para driblar quarentena Anterior

Família faz bingo virtual para driblar quarentena

Freiras de Tubarão, gravam vídeo bem humorado e rifam Fusca pra ajudar crianças Próximo

Freiras de Tubarão, gravam vídeo bem humorado e rifam Fusca pra ajudar crianças

Deixe seu comentário