logo RCN

Com ações de reforço de imunização, Joinville chega a 138,5 mil vacinados contra a gripe

  • Foto: Prefeitura de Joinville/ Divulgação -

A intensificação de estratégias para ampliar a conscientização e a imunização em Joinville resultou, até o mês de junho, em 138,5 mil pessoas vacinadas contra a gripe, atingindo 43,8% do público-alvo. No último final de semana, sete Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) abriram no sábado para promover a vacinação de todos os públicos. No domingo, a vacinação ocorreu na Sala de Vacinas Central. As ações do final de semana contabilizaram 897 doses aplicadas.

Crianças menores de seis anos estão entre os grupos prioritários da campanha e os que mais correm riscos de desenvolver casos graves da doença e internações. Neste ano, este público tem apresentado uma cobertura bem abaixo do esperado, com um índice de 33,3% de cobertura vacinal.

Desde a semana passada, uma ação promovida em parceria pelas Secretarias de Saúde e Educação de Joinville têm atuado estrategicamente para o aumento da cobertura neste grupo prioritário, com o início de uma campanha de vacinação de crianças em CEIs e escolas municipais.

Uma das primeiras mobilizações ocorreu no CEI Espaço Encantado, no Bucarein, com apoio de profissionais da Atenção Primária da UBSF Bucarein. A iniciativa agradou muitos pais que encontram dificuldades de conciliar a ida à UBSF nas suas rotinas. Janaina Sanches, mãe da Laura, de cinco anos, avalia que este apoio da prefeitura é fundamental para manter a vacinação em dia.

“A vacinação nas escolas ajuda muito nós, mães, que temos uma rotina corrida. É uma comodidade, tanto para a criança quanto para nós, que precisamos manter a carteirinha de vacinação das nossas preciosidades, que são os nossos filhos, sempre em dia”, ressalta a mãe.

Eva Thuany dos Santos Siqueira também garantiu a proteção do filho Isaac, de três anos. “A gripe está atacando demais as crianças. Achei muito eficaz, porque é bem prático, você traz seu filho e já tem uma equipe preparada para vacinar “, elogia a mãe.

Somente na ação do CEI Espaço Encantado, 56 doses da vacina foram aplicadas, De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde de Joinville, Jaqueline Fornari, a parceria da Secretaria da Saúde com a Educação têm o objetivo de facilitar a vida dos pais e ampliar a proteção deste público.

“A vacina é a principal estratégia de prevenção de casos graves da doença, e temos verificado que a internação em crianças, principalmente nesta faixa etária, está crescendo”, salienta a gerente.

Os pais e responsáveis serão informados com antecedência sobre as ações nos CEIs e escolas do município, com orientações sobre a vacinação e os horários de atendimento. A vacinação sempre ocorre com a presença e autorização dos pais, dentro das dependências da instituição e em horários pré-determinados.

No período matutino, a vacinação ocorre das 10h30 ao meio-dia, e no período da tarde, das 16h às 18 horas. É importante levar a caderneta de vacinação da criança e documento com foto dos pais ou responsável.

Santa Catarina é único estado do país com classificação A para o baixo risco de brucelose bovina e bubalina Anterior

Santa Catarina é único estado do país com classificação A para o baixo risco de brucelose bovina e bubalina

Goiás decreta emergência por Síndrome Respiratória Aguda Grave Próximo

Goiás decreta emergência por Síndrome Respiratória Aguda Grave

Deixe seu comentário