logo RCN

Joinville registra quinta morte por Dengue em 2024

  • Foto: Divulgação -

Homem de 85 anos é a mais recente vítima da doença na cidade

Nesta quarta-feira (14), foi confirmado o quinto óbito pela doença somente neste ano de 2024. A vítima é um homem de 85 anos, residente do bairro Itinga, que faleceu no dia 10 e teve a causa da morte confirmada recentemente.

O idoso, que já apresentava comorbidades, estava internado na rede pública de saúde da cidade. Seu falecimento intensifica as preocupações das autoridades de saúde, que buscam conter a propagação da dengue na região.

Joinville, que já foi a cidade brasileira com mais mortes por dengue em 2023, enfrenta um desafio contínuo no combate à doença. No ano passado, foram registrados 36 óbitos e mais de 30 mil casos, números que levaram o município a vivenciar uma epidemia histórica.

Diante desse cenário, a Prefeitura de Joinville anunciou planos para intensificar a luta contra a dengue em 2024. As estratégias incluem visitas domiciliares, ações de conscientização nas escolas e a implementação de novas técnicas, como o método Wolbachia, desenvolvido na Austrália.

O método Wolbachia consiste na liberação de mosquitos machos infectados com uma bactéria que impede o desenvolvimento dos ovos de mosquitos fêmeas, reduzindo assim a população de Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Os esforços para combater a dengue são urgentes, visto que o número de casos da doença vem aumentando em todo o estado de Santa Catarina desde o início de 2024. Em 23 de janeiro, o estado registrou 4.043 casos prováveis, um aumento de 910% em comparação com o mesmo período de 2023. Já em 29 de janeiro, o número subiu para 5.897 casos prováveis, representando um aumento de 646,5% em relação ao ano anterior.

Cirurgias eletivas no Hospital Municipal São José cresce 23% em 2023 Anterior

Cirurgias eletivas no Hospital Municipal São José cresce 23% em 2023

Joinville intensifica ações contra a dengue em prédios públicos municipais Próximo

Joinville intensifica ações contra a dengue em prédios públicos municipais

Deixe seu comentário