logo RCN

Joinville inicia obras da primeira etapa do Parque Linear Porto Cachoeira

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Projeto revitaliza área histórica próxima ao Moinho com investimentos de R$ 4,3 milhões

A Prefeitura de Joinville deu início, nesta quarta-feira (22), às obras da primeira etapa do Parque Linear Porto Cachoeira, marcando um importante passo na revitalização das margens do Rio Cachoeira. Com 12,7 mil metros quadrados de área, a intervenção acontece na região conhecida como Setor Cais, próxima ao Moinho de Joinville, e simboliza um resgate histórico e arquitetônico da cidade.

A cerimônia de autorização contou com a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin, de secretários municipais, vereadores, lideranças locais e do deputado estadual Matheus Cadorin. “Estamos seguindo o exemplo de grandes cidades no mundo, revitalizando o entorno do rio principal. É uma valorização das margens do Rio Cachoeira, que são belíssimas, para proporcionar um espaço público de qualidade à população”, destacou o prefeito Adriano Silva.


Requalificação e valorização histórica

A primeira etapa do projeto, desenvolvida pela Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur), inclui a requalificação do pavimento, reaproveitamento de paralelepípedos originais onde possível e a urbanização do espaço. Entre as melhorias previstas estão a instalação de sistema de drenagem, ciclovia, bicicletário, bancos, canteiros, arborização, calçadas acessíveis, defensas metálicas e iluminação pública voltada à circulação de pedestres.

A intervenção, que abrange as ruas Cairu, Ricardo Stamm Gomes, Santos e Cais Conde d’Eu, tem custo estimado em R$ 4,3 milhões e será executada pela construtora Fortunato, com supervisão da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville (Seinfra).

Segundo Marcel Virmond Vieira, secretário da Sepur, “essa primeira etapa abrange uma área equivalente a dois campos de futebol e envolve uma urbanização completa, conectando o Moinho ao Mercado Municipal e criando espaços de convivência”.


Espaço para eventos e convivência

Além da requalificação urbana, o projeto inclui pontos para a realização de eventos, como feiras e exposições, com infraestrutura de energia e água. A proposta é integrar turismo, lazer e cultura, valorizando o Rio Cachoeira como um espaço vivo e acessível à comunidade.

Marcel enfatiza a relevância histórica do local. “No passado, esse ponto era o único contato da cidade com o rio. Agora, resgatamos essa conexão e transformamos o espaço em uma frente de urbanização.”


Olhar para o futuro e o passado

O Rio Cachoeira, fundamental no desenvolvimento inicial de Joinville, é o foco central do projeto, que busca não só revitalizar, mas também resgatar a sua importância histórica.

Ponte Afonso Altrak é interditada para obras Anterior

Ponte Afonso Altrak é interditada para obras

Obras de esgoto interditam ruas no bairro Vila Cubatão Próximo

Obras de esgoto interditam ruas no bairro Vila Cubatão

Deixe seu comentário