logo RCN

Joinville decreta situação de emergência por conta da epidemia de Dengue

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Medida é tomada diante do aumento preocupante de casos da doença na cidade

A Prefeitura de Joinville anunciou na segunda-feira (19) a publicação do Decreto de Situação de Emergência em decorrência da Dengue no município. A decisão foi motivada pelo acúmulo de casos suspeitos, casos confirmados e o registro de cinco óbitos relacionados à doença desde o início de 2024.

A medida, que visa conter o avanço da Dengue e proteger a população, vem acompanhada do avanço do Plano de Contingência (PlanCon) para o Alerta Vermelho. Isso implica na intensificação das ações de combate à doença e na instalação do Gabinete de Crise, reunindo esforços das autoridades locais e demais instituições envolvidas.

"É crucial entender a gravidade da situação da Dengue em nossa cidade. O Brasil todo enfrenta as consequências do avanço dessa doença, e em Joinville não é diferente. Mais do que nunca, precisamos estar conscientes de que a Dengue pode ser fatal", ressaltou o prefeito Adriano Silva.

Os números revelam a magnitude do desafio: em 2024, Joinville já registra 1.869 casos confirmados de Dengue. Os bairros mais afetados são Saguaçu, Aventureiro e Boa Vista. Quanto aos focos de proliferação do mosquito, a contagem chega a 2.456, com destaque para os bairros Aventureiro, Paranaguamirim e Floresta.

Para a prevenção, os joinvilenses devem eliminar focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, além do uso de repelentes e cuidados extras para evitar picadas.


Joinville é considerada compatível com Epidemia de Dengue, afirma Unidade de Vigilância Epidemiológica

A Unidade Descentralizada de Vigilância Epidemiológica (UDVE) da Gerência Regional de Saúde de Joinville (SERSA/JOI), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), emitiu nesta segunda-feira (19) um ofício, que atesta que a cidade de Joinville é compatível com Epidemia de Dengue. Essa classificação é resultado de uma análise criteriosa dos dados relacionados ao agravo da doença, seguindo a metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, a classificação de Epidemia de Dengue se dá quando há uma incidência acumulada de 300 casos prováveis por 100 mil habitantes por três semanas epidemiológicas. Essa medida visa proporcionar uma avaliação precisa e objetiva da situação epidemiológica, permitindo a implementação de medidas adequadas para conter o avanço da doença.

A emissão deste ofício reforça a gravidade da situação enfrentada pela cidade de Joinville no que diz respeito à Dengue. A epidemia demanda uma resposta rápida e eficaz das autoridades de saúde, bem como a mobilização da população para adotar medidas preventivas e contribuir para o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor da doença.


Maioria dos focos do mosquito estão em casas

​No dia 9 de fevereiro, foi divulgado o resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) em Joinville, trazendo uma preocupante constatação: 85% dos focos do mosquito foram encontrados nos quintais das residências. Esse dado alarmante, proveniente de visitas realizadas em 5,8 mil imóveis em todas as regiões da cidade, demonstra a urgência de medidas efetivas para combater a proliferação do vetor da Dengue.

Diante desse cenário, no sábado (17), foi realizado o "Dia D - Joinville Contra a Dengue". O evento, que mobilizou a comunidade joinvilense, teve como objetivo incentivar os moradores a realizarem vistorias em seus quintais e eliminarem possíveis focos de água parada, ambiente propício para a reprodução do Aedes aegypti. Quatro mutirões foram organizados nos bairros Aventureiro, Saguaçu, Morro do Meio e Paranaguamirim, reunindo equipes da Prefeitura de Joinville, Forças de Segurança e voluntários.

"Desde o ano passado, estamos intensificando nossas ações para o combate ao Aedes aegypti, mas é fundamental que a população colabore eliminando os focos de água parada. Durante o 'Dia D', no sábado, muitos focos foram eliminados. Precisamos nos unir contra a dengue", destacou o prefeito, enfatizando a importância do engajamento de todos na luta contra a proliferação do mosquito transmissor da Dengue.

Curso gratuito de Ajudante da Construção Civil abre novas vagas Anterior

Curso gratuito de Ajudante da Construção Civil abre novas vagas

Com salários até 4 mil, Cepat de Joinville abre 959 vagas de emprego Próximo

Com salários até 4 mil, Cepat de Joinville abre 959 vagas de emprego

Deixe seu comentário