logo RCN

Enfermarias da Dengue são instaladas em Joinville

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Iniciativa visa reforçar atendimento à população

A cidade de Joinville dá um importante passo no combate à dengue com a inauguração das Enfermarias Especializadas na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Glória. O serviço, que iniciou o atendimento nesta segunda-feira (15), visa otimizar o cuidado com pacientes diagnosticados com a doença, proporcionando uma estrutura dedicada e de qualidade.

A montagem das outras duas enfermarias, nas UBSFs João Costa e Aventureiro III, está em fase final pela Secretaria da Saúde, as quais entrarão em funcionamento assim que estiverem devidamente equipadas e com a demanda para transferência.

Essas unidades especializadas em dengue funcionarão ininterruptamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, para garantir o suporte necessário aos pacientes.

"A nossa missão com as Enfermarias Especializadas em Dengue é proporcionar apoio à Atenção Primária e às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Elas recebem pacientes que já passaram pela primeira linha de cuidados nas Unidades Básicas de Saúde e necessitam de cuidados adicionais. Este é um serviço novo, adaptável conforme as necessidades e demandas", destaca a médica Luana Garcia Ferrabone, diretora técnica da Secretaria da Saúde.

O atendimento nas enfermarias é personalizado, adaptado à evolução clínica de cada paciente. Dependendo da necessidade, podem receber alta, manter o acompanhamento pelo Monitora Dengue ou ser encaminhados para internação hospitalar através da Central de Regulação, administrada pelo Governo do Estado.

Dentro dessas enfermarias, os pacientes recebem medicação, hidratação e realizam exames conforme a prescrição médica. A Secretaria da Saúde providencia o transporte necessário entre o local de atendimento inicial e as Enfermarias Especializadas. Além disso, o serviço conta com o apoio de uma ambulância Unidade de Suporte Avançado, funcionando como uma UTI móvel, em convênio com os Bombeiros Voluntários.

"Os pacientes que apresentem sintomas de dengue, como mal-estar, dores articulares, febre e dor atrás dos olhos, devem procurar a Atenção Primária, ou seja, os Postos de Saúde. Eles são a nossa porta de entrada para o atendimento", reforça a médica.

Entretanto, é crucial que os pacientes fiquem atentos a sinais de agravamento da doença e busquem atendimento imediato nas UPAs ou hospitais, especialmente em casos de sangramentos, pressão baixa, dores abdominais intensas, sensação de desmaio e tontura.

Outro alerta importante é sobre a hidratação. Pacientes com suspeita de dengue devem aumentar o consumo de água, com uma indicação média de seis litros por dia para a maioria das pessoas.

Devido às chuvas, Prefeitura de Joinville divulga lista preliminar para saque do FGTS por calamidade Anterior

Devido às chuvas, Prefeitura de Joinville divulga lista preliminar para saque do FGTS por calamidade

AGU e MJ defendem critérios para conceder saída temporária a presos Próximo

AGU e MJ defendem critérios para conceder saída temporária a presos

Deixe seu comentário