logo RCN
CORONAVÍRUS

22,1% dos catarinenses têm alguma comorbidade

  • Foto: Mauricio Vieira/Secom -

Doenças relacionadas colocam cerca de 1,6 milhão em grupo de risco em SC

Levantamento inédito do IBGE divulgado no final de agosto mostrou que em cada cinco catarinenses, um tem comorbidades. O percentual é de 22,1% da população total, o que equivale a cerca de 1,6 milhão de habitantes. O resultado da pesquisa é importante para mensurar o impacto que a Covid-19 pode ter no Estado se continuar avançando. Isso porque pacientes com comorbidades têm altos índices de letalidade. Dos óbitos registrados no Estado até agosto, mais de 80% tinham alguma doença relacionada.

Entre os catarinenses, a doença mais presente foi hipertensão arterial (12,2%), seguida de diabetes (5,3%), asma, enfisema, bronquite ou outra doença pulmonar (5,1%), depressão (3,9%), doença cardíaca (3,4%), e câncer (1,5%). 

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Raquel Bittencourt, existe um certo 'descuido' entre essas pessoas. "A tendência é de que elas adoeçam com mais gravidade [...] O vírus causa uma inflamação que a gente chama de hiperimune. É uma reação violenta dos nossos anticorpos. Isso acaba provocando processos inflamatórios graves", disse. 

A pesquisa mostrou ainda que das pessoas com comorbidades em Santa Catarina, cerca de 0,7% testaram positivo para a Covid-19. Esse é terceiro menor percentual do país - empatado com o Paraná e atrás de Minas Gerais (0,3%) e Rio Grande do Sul (0,6%). Isso equivale a 12 mil das 1,6 milhão de pessoas estimadas com doenças relacionadas. 

Para o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de SC (Cosems/SC) e secretário de Saúde de Cunha Porã, Alexandre Fagundes, a recuperação entre essas pessoas depende de cuidados rápidos. "O protocolo foi alterado. A recomendação é que as pessoas procurem um médico logo após os primeiros sintomas [...] Além disso, temos um cuidado especial com locais de longa permanência de idosos", disse. Segundo o boletim da Dive, 49,6% das vítimas fatais por Covid-19 em Santa Catarina tinham doenças cardiovasculares, 35,3% tinham diabetes, e 25,4% tinham hipertensão, 12,6% tinham doença pneumática, e 11,8% tinham obesidade. (Rede Catarinense de Notícias RCN Adjori SC)

Prefeitura de Joinville recebe trabalhos para a exposição 'Arte Postal' Anterior

Prefeitura de Joinville recebe trabalhos para a exposição 'Arte Postal'

Atendimentos a ciclistas atropelados crescem 57% de 2010 a 2019 Próximo

Atendimentos a ciclistas atropelados crescem 57% de 2010 a 2019

Deixe seu comentário