Haiti: conselho de transição encerra mandato após ameaça dos EUA |
Natal de Joinville celebra Dia da Acessibilidade com pista de patinação exclusiva para pessoas com deficiência
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Evento proporciona lazer adaptado e inclusivo, sensibilizando para a importância da acessibilidade no Natal
Nesta terça-feira (5), em celebração ao Dia Nacional da Acessibilidade, o Natal de Joinville reservou exclusivamente todos os horários da pista de patinação no gelo para pessoas com deficiência. Uma ação inclusiva e acolhedora, sem necessidade de agendamento, permitiu que interessados fossem atendidos por ordem de chegada.
A diretora executiva da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, Francine Olsen, coordenadora da atividade, ressalta a importância de chamar a atenção para o tema neste dia especial. Ela destaca a necessidade de oferecer opções de lazer inclusivas e acolhedoras para todos, reforçando a importância da presença e do usufruto do mesmo espaço.
Para atender a necessidades específicas, importantes quesitos foram cuidadosamente planejados. Os organizadores disponibilizaram abafadores de ruídos para pessoas com autismo, mitigando o desconforto causado pelo barulho do gerador.
Vânia Schimerski, responsável pela sala de acolhimento para pessoas com deficiência do Natal de Joinville, destaca a sensibilização e o suporte prestados a esses grupos. A equipe realiza uma introdução detalhada à pista, caminhando com os sapatos adequados e mostrando as características do gelo, envolvendo também os familiares, essenciais na inclusão.
Monitores acompanham ativamente os participantes com deficiência desde o momento de calçar os patins até a prática da patinação. Suely Cristina, 44 anos, deslizou pela pista com destreza, realizando manobras e demonstrando entusiasmo.
“É muito legal, dá vontade de aprender coreografias para dançar. Adoro velocidade, adoro patinar, sou atleta de velocidade em roller. Essa iniciativa da Prefeitura foi muito boa porque oferece mais espaço para todos, sem medos”, compartilha Suely, que nasceu com deficiência visual.
Patrícia Velloso, mãe de Gabriel, um menino autista de 6 anos, expressou sua alegria ao ver seu filho patinando pela primeira vez no gelo, em um ambiente acolhedor.
“Achei maravilhosa essa ação porque a gente fica com receio de trazer quando tem o público em geral. Aqui a gente sabe que ninguém vai julgar, vão entender e acolher porque é só para eles”, diz Patrícia.
O Natal de Joinville oferece atrações adaptadas para pessoas com deficiência, garantindo rampas de acesso, banheiros acessíveis e salas de acolhimento. Áudio-descrição e interpretação em Libras também estão disponíveis, proporcionando uma experiência inclusiva e acessível.
Além disso, uma formação foi realizada para capacitar os colaboradores do Natal de Joinville quanto à inclusão. Pessoas com deficiência foram contratadas para trabalhar no evento, promovendo oportunidades de geração de renda para esse público.

Deixe seu comentário