Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças |
Joinville recebe a primeira edição do Mostra na Cidade
-
Foto: Tabris Lichfett -
Evento gratuito destaca trilha sonora ao vivo e inclusão cultural de 20 a 24 de novembro
A primeira edição do Mostra na Cidade chega a Joinville na próxima quarta-feira (20) e promete cinco dias de imersão cultural em diversos pontos da cidade. O evento, que vai até domingo (24), oferece gratuitamente uma programação diversa com filmes de gêneros variados, mostras inclusivas para pessoas com deficiência auditiva e visual, produções infantis e obras de diretores locais e internacionais.
Destaque para a trilha ao vivo
O grande encerramento da mostra, no domingo (24), contará com a performance do pianista Diogo de Haro, às 20h30, na Galeria 33. Ele apresentará a trilha sonora ao vivo do clássico do cinema mudo A Queda da Casa de Usher (1928), dirigido por Jean Epstein e inspirado no conto de Edgar Allan Poe. A composição foi criada especialmente para o evento e combina sintetizadores analógicos, piano elétrico e drum machine, trazendo uma nova dimensão ao filme expressionista.
Com sua abordagem inovadora, Diogo de Haro recria o ambiente misterioso e emocional da obra, resgatando a essência dos primeiros tempos do cinema, quando músicos acompanhavam as exibições ao vivo. Sua trilha realça a atmosfera sombria e trágica da história, intensificando os afetos e presságios do enredo.
Inclusão e diversidade cultural
Financiado pela Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura e promovido pela Prefeitura de Joinville, com produção da Cooperfilm, o Mostra na Cidade busca democratizar o acesso ao cinema e valorizar a diversidade cultural. A programação inclui sessões adaptadas para pessoas com deficiência, fortalecendo a inclusão e permitindo que o público vivencie experiências cinematográficas únicas.
A iniciativa celebra o cinema como arte e forma de expressão acessível, oferecendo uma oportunidade imperdível para a comunidade joinvilense explorar diferentes perspectivas e linguagens cinematográficas.
Sobre Diogo de Haro
Diogo de Haro é pianista de formação clássica e acadêmica, mestre em Práticas Interpretativas - Piano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2008, foi aluno convidado na Musikhochshule de Colônia, na Alemanha. Atua como performer em trabalhos de artes visuais e é também autor de diversas trilhas sonoras de filmes e documentários. O artista traz influências da música de vanguarda, do minimalismo, pós-clássico, jazz experimental contemporâneo, da world music e o do post-rock. Seu último álbum, intitulado “Arcturus”, reúne explorações em que a música leva a uma viagem por um mundo interior de formas e afetos, improvisações e experimentações em sintetizadores analógicos. Haro pesquisou paletas sonoras adequadas para o que chama de meditação sinestésica, conceito que define como um exercício de escuta, no qual o ouvinte se empenha em observar, reter e depois narrar as imagens ou histórias que se criaram espontaneamente durante a audição.
A Mostra da Cidade é um palco para a produção cinematográfica independente, promovendo e revisitando filmes. É uma oportunidade inestimável para novos e já consolidados cineastas exibirem suas obras e se conectarem com o público, fomentando a inovação e a criatividade audiovisual.
A programação completa da mostra, que acontecerá no CEU do Aventureiro, na Associação Atlética Tupy e Sala de Cinema da Galeria 33, você encontra no perfil oficial do instagram.
Deixe seu comentário