logo RCN

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura Sala Lilás em Jaraguá do Sul

  • Foto: ASCOM / PCSC -

Espaço especializado visa oferecer acolhimento e segurança às vítimas, além de integrar ações de proteção e conscientização

Nesta segunda-feira (18), a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) inaugurou a Sala Lilás em Jaraguá do Sul, uma iniciativa voltada para o atendimento de mulheres em situação de violência. Situada na Delegacia de Polícia de Comarca (DPCo), essa é a 29ª Sala Lilás ativada no estado, reforçando o compromisso da instituição com a proteção e o amparo às vítimas.

O espaço da Sala Lilás possibilita um atendimento especializado e humanizado às mulheres que sofreram violência física e sexual, garantindo-lhes acolhimento e segurança durante o processo de denúncia e investigação. Sua arquitetura foi cuidadosamente planejada para contemplar as necessidades básicas das vítimas, incluindo áreas reservadas para atender crianças que frequentemente acompanham suas mães na delegacia.

A sala está equipada com uma brinquedoteca, proporcionando um ambiente seguro e confortável para as crianças enquanto suas mães relatam os acontecimentos às autoridades policiais. Além disso, conta com biblioteca, jogos e brinquedos, visando tornar o momento menos traumático para as vítimas e seus familiares.

A iniciativa faz parte dos esforços da PCSC no enfrentamento à violência contra a mulher em Santa Catarina, onde são mantidos diversos programas de informação, proteção e repressão aos crimes de gênero. Entre esses programas, destaca-se o "PC por Elas", que engloba as Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), presentes em 32 unidades policiais no estado.

As DPCAMI não apenas atuam na investigação e atendimento das ocorrências, mas também realizam ações de conscientização junto à comunidade, visando disseminar informações sobre os diferentes tipos e ciclos da violência. Além disso, essas unidades estão integradas aos demais órgãos que compõem a rede de proteção, facilitando o acesso das vítimas aos serviços públicos de apoio.

Recentemente, a PCSC lançou o programa "A Mulher Tem Voz", que prevê ações de proteção e orientação em espaços de entretenimento, capacitando os colaboradores para acolher e buscar ajuda em casos de violência ou assédio contra mulheres. Outra iniciativa relevante é o "Papo de Homem", conduzido por um policial civil, destinado a promover a reflexão entre homens que cometeram agressões de menor potencial ofensivo.

A Polícia Civil de Santa Catarina oferece atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica 24 horas por dia por meio da Delegacia Virtual, uma ferramenta eficiente e pioneira no país que permite o registro de Boletim de Ocorrência e solicitação de medidas protetivas a qualquer momento e de qualquer lugar.

Aumento de ocorrências eleva demanda do Samu durante o feriado em Santa Catarina Anterior

Aumento de ocorrências eleva demanda do Samu durante o feriado em Santa Catarina

Candidatos iniciam Curso de Formação Profissional para a Guarda Municipal de Joinville Próximo

Candidatos iniciam Curso de Formação Profissional para a Guarda Municipal de Joinville

Deixe seu comentário