logo RCN

Aumento de ocorrências eleva demanda do Samu durante o feriado em Santa Catarina

  • Foto: Divulgação / SES -

Registros indicam aumento nas ligações e atendimentos, destacando a importância do serviço em meio ao fluxo turístico

Durante o feriado prolongado, o Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu) em Santa Catarina experimentou um aumento significativo nas ligações para o número 192 e nas ocorrências atendidas, revelando a importância vital desse serviço para o estado.

No período de 28 a 31 de março deste ano, o Samu registrou mais de 10 mil ligações, em comparação com pouco mais de 9 mil no mesmo período do ano anterior. Além disso, as ocorrências atendidas totalizaram 4.916, um aumento de 15,88% em relação ao ano anterior, que contabilizou 4.242 atendimentos durante o feriado.

As regiões mais demandadas foram a Norte/Nordeste (Joinville), com 942 ocorrências, seguida pelo Vale do Rio Itajaí (Blumenau) com 882, Grande Florianópolis com 852 e Sul (Criciúma) com 703. Os principais casos clínicos incluíram problemas cardiovasculares, neurológicos e gastrointestinais.

Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência da SES, atribui esse aumento no volume de atendimentos à crescente procura de turistas por Santa Catarina. "Os números não mentem, Santa Catarina tem sido o destino turístico cada vez mais procurado no país e fora dele também", afirma, destacando os investimentos contínuos na capacitação das equipes e na aquisição de materiais e equipamentos para melhor atender às demandas.

O Samu catarinense destaca-se nacionalmente pela cobertura de atendimento em grande parte do território estadual. Com 28 unidades de Suporte Avançado, 97 Unidades de Suporte Básico, dois helicópteros, um avião e recentemente implantadas três motolâncias, o serviço prioriza o acesso rápido do usuário à assistência em situações de emergência.

Polícia Civil apreende mais de R$ 8,9 milhões em valores em operações policiais de combate à corrupção Anterior

Polícia Civil apreende mais de R$ 8,9 milhões em valores em operações policiais de combate à corrupção

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura Sala Lilás em Jaraguá do Sul Próximo

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura Sala Lilás em Jaraguá do Sul

Deixe seu comentário