logo RCN

Vandalismo, abandono e insegurança: situação crítica dos cemitérios de Joinville leva vereadores a cobrarem ações urgentes

  • Foto: Reunião da Comissão Proteção Civil/ Mauro Schlieck/CVJ -

Durante reunião da Comissão de Proteção Civil, vereadores relataram violações de túmulos, uso de drogas e furtos nos cemitérios

A insegurança e o abandono nos cemitérios de Joinville foram tema central da reunião da Comissão de Proteção Civil, realizada nesta terça-feira (29). Segundo o vereador Pastor Ascendino Batista (PSD), a situação chegou a um ponto crítico, com relatos de túmulos violados, uso frequente de drogas e roubo de materiais como alumínio, após o arrombamento de capelas. “Perdeu-se totalmente o controle”, declarou o parlamentar, após visitar o Cemitério São Sebastião, no bairro Iririú.

Joinville conta com dez cemitérios, que somam cerca de 180 mil sepulturas, de acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente (Sama). Apesar das mais de mil rondas realizadas pela Guarda Municipal somente em 2025, o problema persiste. Neste período, 67 pessoas foram abordadas e três acabaram encaminhadas à delegacia.

O vereador Diego Machado (PSD), autor de um projeto de lei que proíbe o abandono de restos de alimentos nos cemitérios, afirmou receber denúncias diárias de vandalismo nos locais. Para ele, a única solução definitiva seria a implementação de uma Parceria Público-Privada (PPP). “Isso tiraria o ônus do poder público e traria mais qualidade na gestão. Mas precisa ser um modelo bem-amarrado”, destacou.

A proposta de concessão já está sendo desenvolvida pela Prefeitura desde 2022. De acordo com Dayane Candido Bento, gerente da Unidade de Concessões e Permissões da Sama, a expectativa é lançar o edital de licitação até o final deste ano. “A terceirização é um caminho sem volta”, afirmou durante a reunião.

O presidente da comissão, vereador Mateus Batista (União Brasil), ressaltou que o grupo parlamentar vai acompanhar o andamento da PPP e exigir cláusulas que garantam a presença de vigilância nos contratos futuros.

Como medida imediata, a Prefeitura promete investir cerca de R$ 1 milhão na iluminação dos dez cemitérios até setembro. Os cemitérios Rio Bonito e Cubatão serão os primeiros a receber as melhorias, já na próxima semana.

Vandalismo, abandono e insegurança: situação crítica dos cemitérios de Joinville leva vereadores a cobrarem ações urgentes Anterior

Vandalismo, abandono e insegurança: situação crítica dos cemitérios de Joinville leva vereadores a cobrarem ações urgentes

Auxiliares de desenvolvimento infantojuvenil passam a integrar programa de valorização da educação em Joinville Próximo

Auxiliares de desenvolvimento infantojuvenil passam a integrar programa de valorização da educação em Joinville

Deixe seu comentário