Estacionamento rotativo pago avança na Câmara de Joinville

  • Foto: CVJ/Divulgação -

CCJ aprova parecer que inclui emendas como tolerância de 15 minutos e novas regras para destinação dos recursos

O retorno do estacionamento rotativo pago em Joinville está mais próximo. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nesta segunda-feira (18), o parecer do vereador Lucas Souza (Republicanos) ao Projeto de Lei Ordinária nº 109/2024, que trata da concessão do serviço à iniciativa privada por até 20 anos.

O parecer incorporou sugestões apresentadas por diferentes vereadores durante a tramitação. Entre as mudanças estão a tolerância de 15 minutos para a ocupação das vagas, a análise do sistema pelo Conselho da Cidade em vez da criação de um novo órgão e a destinação da verba arrecadada para programas de recuperação de espaços públicos, preservação do patrimônio histórico e promoção econômica.

Também foi incluída proposta da vereadora Vanessa Venzke Falk (Novo), que prevê a criação de áreas específicas para parada de veículos de turismo, com possibilidade de isenção da tarifa em locais e horários a serem definidos por decreto.

O texto rejeitou, no entanto, emendas do vereador Adilson Girardi (MDB), como a isenção para veículos de pessoas inscritas no CadÚnico e a exigência de ponto de atendimento presencial da concessionária. Souza justificou que não há dados de veículos no CadÚnico e que o modelo de gestão previsto pelo Executivo concentra a coordenação no Detrans, cabendo à empresa apenas a operação técnica.

O projeto original, enviado pela Prefeitura em junho, já havia recebido contribuições de Brandel Junior (PL), que propôs a tolerância de 15 minutos, a criação de um conselho específico e o reinvestimento dos recursos em trânsito e esporte. Parte dessas ideias foi adaptada no texto atual.

A proposta ainda precisa passar pelas comissões de Urbanismo e de Economia antes de ser votada em plenário.

Câmara aprova redução de ISSQN para setor de logística em Joinville Anterior

Câmara aprova redução de ISSQN para setor de logística em Joinville

Comissão de Urbanismo aprova atualização da lei das calçadas em Joinville Próximo

Comissão de Urbanismo aprova atualização da lei das calçadas em Joinville

Deixe seu comentário