logo RCN
NOTÍCIAS

Vereadores voltam a discutir a criação da Região Metropolitana de Joinville

  • Mauro Artur Schlieck -

A Comissão de Legislação fez uma reunião extraordinária na tarde desta quarta-feira (17) para definir a relatoria do Projeto de Resolução nº 10/2021. Ele estabelece a formação de uma Comissao Especial para "analisar, opiniar e apresentar sugestões sobre a criação da Região Metropolitana de Joinville". O vereador Alisson Endi Julio (Novo) é o relator da matéria.

Inicialmente os municípios que participariam desse projeto são Joinville e Araquari. Mas, conforme o crescimento urbano da região, poderia ser estendido para São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá e Campo Alegre. O assunto já foi debatido na CVJ nos anos de 2017 e 2018, mas não evoluiu, inclusive com uma grande reunião pública, que contou, inclusive, com a participação do superintendente à época da Região Metropolitana de Florianópolis, a única já implantada em Santa Catarina.

Região Metropolitana é uma área formada por vários municípios com aglomeração urbana interligada entre si, também chamada de conurbação. As regiões metropolitanas são estabelecidas por lei. Sua implementação ocorre em razão da necessidade de uma maior complementaridade entre as estruturas que formam essas cidades.

Em outras palavras, as cidades de uma região metropolitana compartilham sistemas de transporte, comunicação, pavimentação e outros que estejam interligados entre os diferentes limites municipais. A proposta é que a Região Metropolitana de Joinville seja composta inicialmente por Joinville e Araquari, justamente por serem as duas cidades em que estas características já estão bem visíveis.(Divisão de Jornalismo CVJ - Isabela Peixer sob supervisão de Felipe Faria)

Por amor aos pássaros, amigos se unem para salvar filhote de bem-te-vi Anterior

Por amor aos pássaros, amigos se unem para salvar filhote de bem-te-vi

Ocupação de leitos de UTI Adulto em Joinville chega a 99% Próximo

Ocupação de leitos de UTI Adulto em Joinville chega a 99%

Deixe seu comentário