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Santa Catarina realiza avaliação para turmas do 2º Ano do Ensino Fundamental em busca da excelência educacional
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Foto: SED / Divulgação -
Avaliação promovida pela Secretaria de Estado da Educação visa manter e elevar padrões de alfabetização, além de consolidar políticas educacionais colaborativas
Nesta quarta e quinta-feira, 29 e 30 de novembro, os estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental das redes pública estadual e municipal dos 295 municípios de Santa Catarina passarão por avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. A iniciativa, que abrangerá 89.279 alunos, é promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SED).
A importância da avaliação é ressaltada pelo Secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, que destaca o compromisso catarinense com a alfabetização ao final do 2º Ano do Ensino Fundamental, um feito único no país. Cimadon reforça o objetivo de manter e aprimorar esse índice, trabalhando colaborativamente com municípios e instituições para posicionar a educação catarinense como referência nacional.
Paralelamente à avaliação, está em processo a elaboração da Política de Alfabetização do Território Catarinense, uma iniciativa conjunta com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e mais de 20 instituições parceiras.
A secretária Adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, destaca a construção dessa política, enaltecendo o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Ela ressalta a parceria estabelecida entre Santa Catarina e a UNDIME, priorizando a sensibilidade e a assertividade na estruturação dessas políticas, envolvendo ativamente os professores, peças fundamentais nesse processo.
Recentemente, ocorreu o 1º Seminário para a Elaboração da Política de Alfabetização do Território Catarinense, reunindo mais de 120 profissionais da SED, UNDIME e representantes de instituições parceiras. Essa ação inédita está prevista para ter mais duas formações até o fim de 2023, visando organizar ações pedagógicas para enfrentar os desafios da alfabetização no sistema de ensino catarinense.
Entre as instituições envolvidas na construção dessa política estão órgãos como o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Conselhos Estaduais, universidades e associações educacionais. A ação é uma resposta ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, focado em garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas ao término do 2° ano do Ensino Fundamental, promovendo infraestrutura e assistência técnica para incentivar a prática de leitura nas redes educacionais.
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