logo RCN

Barragens são fechadas após elevação dos rios na Bacia do Vale do Itajaí devido às chuvas

  • Foto: Divulgação -

Medida tem como objetivo reduzir níveis e vazões para minimizar impactos nos municípios abaixo das barragens

O aumento dos níveis e vazões dos principais rios na Bacia do Vale do Itajaí levou ao fechamento total das Barragens Oeste e Sul na manhã de segunda-feira (27). Essa ação foi adotada para conter os níveis dos rios nos municípios situados abaixo das barragens, buscando acelerar a redução desses níveis.

Os maiores volumes de chuva foram registrados no Baixo Vale, principalmente em Itajaí, onde os acumulados ultrapassaram 120mm. No Alto Vale, os municípios de Alfredo Wagner, Trombudo Central e Mirim Doce tiveram volumes expressivos, variando de 62mm a 72mm.

Nesta terça-feira, a previsão meteorológica indica ainda a possibilidade de chuvas na Bacia do Rio Itajaí, com estimativas entre 30mm e 50mm, sem previsão de aumento significativo nos níveis dos rios. Com esse cenário favorável no curto prazo e a expectativa de uma frente fria no sábado, trazendo chuvas e tempestades para Santa Catarina, iniciou-se a abertura gradativa das comportas das Barragens de Contenção de Cheias (Sul e Oeste). Essa medida visa reduzir controladamente os volumes dos reservatórios para prepará-los para as previsões de chuva, auxiliando na contenção das cheias esperadas.

A Barragem Norte em José Boiteux manterá suas comportas fechadas, porém, com a abertura permanente da galeria lateral, permitindo a redução gradual do volume útil do reservatório e aumentando sua capacidade de reservação.


A situação atual Barragens e os níveis dos pontos monitorados


Santa Catarina realiza avaliação para turmas do 2º Ano do Ensino Fundamental em busca da excelência educacional Anterior

Santa Catarina realiza avaliação para turmas do 2º Ano do Ensino Fundamental em busca da excelência educacional

Aproxima+SC alcança Brusque e Jaraguá do Sul: Inovação e pesquisa em foco Próximo

Aproxima+SC alcança Brusque e Jaraguá do Sul: Inovação e pesquisa em foco

Deixe seu comentário