logo RCN
Notícia

Prefeitura faz obras e implementa melhorias em ruas do bairro Guanabara

  • SECOM PMJ -

A Prefeitura de Joinville deve colocar em prática, nos próximos dias, mudanças no trânsito na região próxima à rotatória do Parque da Cidade, no bairro Guanabara. O trabalho teve início nesta semana, com a requalificação das ruas Santo Agostinho e Guanabara, executado pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Subprefeitura e deve continuar até a primeira quinzena de março.

A primeira etapa consiste na fresagem e depois nova camada de asfalto. Como as obras estão sendo realizadas, a primeira mudança percebida pelos motoristas e usuários do transporte coletivo foi a retirada do corredor de ônibus na rua Santo Agostinho.

Para acessar o Terminal do Guanabara, os ônibus das linhas 601 e 140, que vêm do Centro, agora seguem pelas ruas Graciosa, Nacar e Guanabara. Há um acréscimo de cerca de 1 km na viagem. Porém, a retirada do corredor vai garantir mais fluidez para quem precisa fazer o deslocamento saindo do bairro, inclusive para o transporte público.

Essa é uma alternativa para garantir mais segurança para as pessoas. Dados dos Bombeiros Voluntários mostram que nos últimos três anos a rua Santo Agostinho teve um aumento na quantidade de acidentes com vítimas. Em 2019 foram 15, 2020, 16 e 2021, 21 acidentes.

Depois da finalização das ações de requalificação asfáltica, o Departamento de Trânsito de Joinville vai fazer a pintura e novas sinalizações. A partir de então, serão implantadas as mudanças em etapas.

As alterações viárias foram discutidas com a comunidade. Após a apresentação do projeto aos moradores, o Detrans fez adequações no projeto de acordo com as sugestões apresentadas, respeitando as considerações técnicas.

Mudanças no trânsito serão executadas após a requalificação

No entroncamento entre as ruas Guanabara e Santo Agostinho haverá mudança no semáforo. O equipamento ficará sempre aberto, garantindo que os motoristas que desejam entrar na rua Santo Agostinho tenham acesso contínuo. O semáforo será fechado quando o botão para a travessia de pedestres for acionado.

"Com essa alteração, vamos melhorar o fluxo de veículos para quem vem da rua Fátima e do bairro Adhemar Garcia. Principalmente no horário da manhã, o fluxo é muito intenso e com o semáforo em quatro tempos acaba gerando congestionamentos. Apenas para a passagem do ônibus e acesso de uma rua ao lado da Teresópolis, a gente tinha 22 segundos de interrupção no fluxo da Guanabara. Durante o dia, isso influencia diretamente no tempo de deslocamento", explica Guilherme Belegante, gerente de operações do Detrans.  

Já na rua Santo Agostinho, o corredor de ônibus no contrafluxo deixa de existir. Serão três pistas no sentido do bairro para a rotatória e a ciclovia. A pista da direita com fluxo livre para quem vai acessar a rua Graciliano Ramos em direção ao bairro Boa Vista. A pista do meio também com possibilidade de acesso a Graciliano Ramos e a ponte Mauro Moura, porém, com preferência para quem já estiver na rotatória e a pista da esquerda, com acesso livre para entrar na Graciosa em direção a Monsenhor Gercino, sem a necessidade de acessar a rotatória.

"Outra mudança bastante solicitada pela comunidade era que os motoristas que passam pela ponte Mauro Moura e estão na pista da direita pudessem ter acesso livre à rua Graciosa. E esta alteração também será providenciada assim que as obras forem concluídas", informa Guilherme.

A rua Araguaia também será sentido único da Graciosa em direção à Japurá. "No entroncamento da Graciosa com a Araguaia, além do fluxo intenso de motoristas, também temos muitos pedestres e ciclistas que utilizam esse espaço. Essa alteração vai oferecer mais segurança para quem transita por ali", esclarece Guilherme.

Vale ressaltar que estas alterações serão implantadas por etapas e a Prefeitura de Joinville vai comunicar a população quando elas entrarem em vigor. Além disso, os agentes de trânsito estarão na região para prestar apoio e orientar os motoristas.

As alterações integram o projeto de melhoria da mobilidade urbana na Zona Sul da cidade, que será beneficiada com obras maiores, como a construção das pontes.

STF mantém restrições às propagandas eleitorais pagas em jornais Anterior

STF mantém restrições às propagandas eleitorais pagas em jornais

Prefeitura prepara programação para celebrar os 171 anos de Joinville Próximo

Prefeitura prepara programação para celebrar os 171 anos de Joinville

Deixe seu comentário