logo RCN

Prefeito sanciona Lei que desburocratiza o transporte privado de passageiros em Joinville

  • SECOM PMJ -

Na tarde desta segunda-feira (9), o prefeito Adriano Silva e a vice Rejane Gambin reuniram-se com representantes dos motoristas que atuam com o transporte privado de passageiros gerenciado por meio de aplicativos de tecnologia de transporte para comunicar a sanção da Lei 9.347/2023, que desburocratiza a regulamentação da atividade em Joinville.

“Esta Lei é muito importante porque simplifica a regulamentação que nós tínhamos na cidade, com exigências que dificultavam a atividade profissional dos motoristas e não agregavam melhorias para o serviço”, explica o prefeito.

Com a sanção, fica revogada a Lei 8.467/2017, que regulamentava o serviço até então. Ela tinha 28 artigos, incluindo diversas exigências a mais que as apresentadas pela Legislação Federal.

A Lei que passou a valer em Joinville possui 7 artigos e está alinhada com a Lei Federal 12.587, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e direciona aos municípios a regulamentação do transporte remunerado de passageiros.

Para os motoristas que quiserem atuar com o transporte de passageiros, será exigida Carteira Nacional de Habilitação para exercício de atividade remunerada e o licenciamento do veículo, além de seguro contra acidentes, inscrição como contribuinte individual no INSS ou como Microempreendedor Individual e certidão negativa dos crimes previstos no Código de Trânsito Brasileiro.

A Lei também indica que a exploração dos serviços de transporte privado em desacordo com a legislação será caracterizada como transporte ilegal de passageiros, sujeita às sanções legais previstas.

O Projeto de Lei que desburocratiza o transporte individual de passageiros realizado por meio do gerenciamento de aplicativos de tecnologia em Joinville é de autoria dos vereadores Neto Petters (NOVO) e Pastor Ascendino Batista (PSD). A proposta tramitou nas comissões de Legislação e Urbanismo e foi aprovada por unanimidade no Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville.​

Águas de Joinville inicia nova etapa de obra que vai beneficiar 15 mil moradores de três bairros Anterior

Águas de Joinville inicia nova etapa de obra que vai beneficiar 15 mil moradores de três bairros

Última semana para submeter projetos ao Edital de Apoio à Cultura do Simdec da Prefeitura de Joinville Próximo

Última semana para submeter projetos ao Edital de Apoio à Cultura do Simdec da Prefeitura de Joinville

Deixe seu comentário