logo RCN
Notícias

Parque Natural Municipal da Caieira passa a contar com Plano de Manejo

  • SECOM - PMJ -

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville (SAMA) apresentou nesta quinta-feira (19) o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal da Caieira. O documento estabelece o zoneamento, as normas de uso e o manejo dos recursos naturais do Parque, que é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. 

A apresentação foi realizada na entrada do parque e uma cópia do documento foi entregue para o prefeito Adriano Silva, secretários de Educação e de Cultura e Turismo, Diego Calegari e Guilherme Gassenferth, respectivamente, ao presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Peixer e para Francisca do Nascimento Schardemg, presidente da Associação de Moradores do Adhemar Garcia. 

"Para nós é um grande presente, porque nós temos uma boa área de preservação. Meu maior orgulho é ter ajudado a construir esse Plano de Manejo para que a nossa comunidade tenha mais um lugar para visitar, com segurança", afirma Francisca.

O Prefeito Adriano Silva reforçou a importância que a área tem tanto para estudos, quanto para ser desenvolvido como um local para a comunidade ter contato com a natureza. "Esse é um espaço que merece receber avanços para que seja ainda mais utilizado para atividades de educação, cultura e lazer"

O Plano de Manejo do Parque Natural Municipal da Caieira foi concluído antes do prazo determinado pela Justiça e está disponível para acesso no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/PlanoManejoCaieira). 

"Este é um documento final que indica a forma de uso e a proteção do parque, que é de proteção integral, e o principal uso dele é para estudo, pesquisa e contemplação com as visitas do público", explica Luiz Tourinho, diretor executivo da SAMA.  

O Parque Natural Municipal da Caieira fica localizado na rua Waldemiro Rosa, 1636, no Adhemar Garcia e está aberto de quarta a domingo, das 8h às 18 horas. Devido a presença de espécies nativas, é proibido o acesso de animais de estimação.  

O parque foi criado em 2004, com o objetivo de conservar e proteger amostras do ambiente de manguezal e restinga e proteger os sítios arqueológicos de Sambaqui, localizados na área. Também oferece ao público a possibilidade de acesso a ambientes ecológicos para atividades de educação e recreação, em contato com a natureza. São aproximadamente 360 espécies de animais que podem ser avistadas. O destaque fica para o Guará Vermelho, que está em extinção, mas pode ser contemplado no local. O parque conta ainda com uma praça equipada com brinquedos para crianças.

Procon atua nos casos de empréstimos consignados concedidos sem autorização Anterior

Procon atua nos casos de empréstimos consignados concedidos sem autorização

Prefeitura realiza roda de conversa sobre enfrentamento da violência contra a mulher Próximo

Prefeitura realiza roda de conversa sobre enfrentamento da violência contra a mulher

Deixe seu comentário