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Parece inofensivo, só que não: Campanha destaca malefícios de cigarros eletrônicos

  • Foto: Prefeitura de Joinville / DIvulgação -

Iniciativa alerta jovens e famílias sobre os riscos dos “vapes” e combate o aumento do consumo em ambientes escolares

Com o slogan “Parece inofensivo, só que não”, uma nova campanha educativa foi lançada em Joinville para alertar sobre os riscos graves do uso de cigarros eletrônicos, especialmente entre jovens de 15 a 24 anos. Embora esses dispositivos, popularmente chamados de "vapes" ou "pen drives", pareçam atraentes por suas cores vibrantes e aromas adocicados, eles são altamente prejudiciais à saúde, aumentando o risco de doenças pulmonares, cardíacas e diversos tipos de câncer.

A campanha é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Joinville e o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), formado por entidades como o Ministério Público de Santa Catarina, a Polícia Militar e Civil, o Conselho Tutelar, entre outros órgãos municipais e estaduais. O objetivo é conscientizar sobre os riscos do cigarro eletrônico, cuja venda é proibida no Brasil, mas que ainda assim teve um aumento de consumo de mais de 600% nos últimos anos.

“Precisamos informar a população, especialmente as famílias, sobre os perigos que esse dispositivo representa, principalmente para os jovens”, destaca a promotora de justiça Bárbara Elisa Heise, coordenadora do GTI em Joinville. Dados da Fundação do Câncer revelam que 70% dos usuários de cigarro eletrônico no Brasil são jovens entre 15 e 24 anos, e que o consumo equivale a fumar uma carteira de cigarros convencionais por dia.

A campanha interrompe cenas de atividades cotidianas, como jogos esportivos e festas, para expor os efeitos graves do cigarro eletrônico, combatendo a imagem inofensiva promovida em redes sociais. O material será veiculado em canais de televisão, emissoras de rádio, portais de notícias, jornais impressos e redes sociais. Além disso, cartazes e folhetos serão distribuídos em escolas, destacando substâncias perigosas contidas nos dispositivos, como nicotina e metais pesados.

Para o secretário de Comunicação de Joinville, Thiago Boeing, a campanha cumpre um papel essencial ao trazer essa discussão para o convívio familiar. “A comunicação exerce um papel fundamental ao informar e alertar sobre os malefícios do cigarro eletrônico para a saúde, especialmente dos mais jovens. Esperamos estimular o diálogo entre pais e filhos com essa iniciativa”, afirma Boeing.

A campanha também integra o Projeto Reunindo da Rede, coordenado pelo Ministério Público e voltado à promoção e proteção de crianças e adolescentes em Joinville.

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