logo RCN
Notícias

O rádio joinvilense está de luto

  • Radialista de Joinville e Região -

Da redação/ Ary Silveira de Souza/19/8/2021 15h25 - Atualizada às 20h17 - A morte do radialista João Samuel de Oliveira, o Samuca, ocorrida na nesta quinta-feira enlutou o rádio joinvilense. Samuca atuou na Rádio Cultura de Joinville por 25 anos onde foi operador de som e locutor. A noticia de seu falecimento consternou o meios radiofônicos locais e de São Francisco do Sul onde ele começou no rádio através da Difusora São Francisco. Na Rádio Cultura de Joinville apresentou durante anos o programa "Arquivo Musical" com destaque para músicas da Jovem Guarda. Apreciador da boa música e profundo conhecedor de detalhes que envolvem as composições musicais, comentava com segurança sobre seus compositores e intérpretes. Samuca, uma nome que será para sempre lembrado, faleceu aos 71 anos, deixa esposa, três filhos e netos. Seu corpo será sepultado amanhã (20), em São Francisco do Sul.

Assim como Osny Martins, Heriberto Oliveira, Ney Boto Guimarães, Renato Francisco Lemos (Chiquinho Cavadeira) e muitos outros, Samuca também era natural de São Francisco do Sul. Ele está entre tantos nomes que contribuíram para o desenvolvimento do rádio joinvilense.

Mário José de Souza Leal (Marinho), presidente do SindiRádio-TV Norte e Nordeste de SC, disse que a entidade e ele pessoalmente lamentam profundamente a morte de João Samuel de Oliveira, o Samuca. "Além de brilhante profissional e amigo, Samuca integrou a diretoria da entidade", acrescentou o líder sindical. Finalizou com uma manifestação de sentimento aos familiares e amigos do radialista.

"Confesso que estou abalada com o falecimento de Samuca, perdi um grande amigo que conheci muito antes de seu ingresso no rádio", declarou Marli Avancini da Silva, dirigente da loja Discolândia e também francisquense. Para empresária, Samuca dedicava muito de seu tempo à pesquisa musical e por isso possuía um extraordinário conhecimento".

A forte amizade entre a empresária e o radialista se solidificou no interesse pela pesquisa musical. "Eu costumava dizer ao Samuca que ele era o maior pesquisador de musicas que já conheci. Gentilmente, ele não aceitava e atribuía a mim este título", diz Marli.

"Samuca amava o rádio, em alguns dias ele abria e fechava a emissora", comenta Marli. "Lembro que em algumas ocasiões, incluindo num dia de Natal, eu levei almoço para ele. No rádio ele trabalhou com destacados profissionais e ensinou muita gente a iniciar na profissão de radialista. Vou guardar uma lembrança muito doce no coração, sua missão neste planeta foi cumprida, muito bem cumprida", encerra Marli.

O conhecido radialista e jornalista José Eli Francisco, agora aposentado, foi companheiro de trabalho de Samuca desde a chegada do francisquense a Rádio Cultura. Samuca foi operador do programa "Show das 10", apresentado por Eli Francisco durante mais de 30 anos. "Foi o melhor operador de som que eu conheci", atesta Eli. "Tive a felicidade de encaminhar o Samuca ao microfone da emissora onde rapidamente conquistou a simpatia do público ouvinte". No SindiRádio-TV Norte e Nordeste da SC, Samuca integrou a primeira diretoria da entidade em 1989, informa Eli Francisco.

Através de postagem nas redes sociais, o jornalista a radialista Osny Martins, lamenta o falecimento de Samuca, seu companheiro de rádio. "Perco um grande amigo, às 5h30, quando eu chegava na Rádio Cultura e iniciava os preparativos para o "Breakfast", às 6 horas, ele já estava nos botões de comando. Era operador, mas também adorava a locução. Aos domingos pela manhã, as músicas de saudade dominavam o nosso prefixo", enfatiza Osny Martins,

O comunicador acrescenta que nos últimos anos Samuca sofria com problemas de diabetes e com Mal de Alzheimer. "Descanse em paz colega. O rádio joinvilense perde uma voz, mas o céu ganha um grande cara! Conforto para a família!" conclui Osny Martins.

Homenagem ao pai - No dia 1º de julho de 2017, postagem de João Samuel de Oliveira Júnior, filho de Samuca, intitulada "Ponto Final", comenta o encerramento das atividades radiofônicas do pai.

"O fim de um ciclo para muitos representa o sentimento de dever cumprido,e para outros fica aquela sensação de que dava pra ficar mais um pouquinho fazendo o que mais gosta.

Hoje venho falar do meu amado pai conhecido como "Samuca", que está encerrando seu ciclo na Rádio Cultura AM 1250,depois de mais de 25 anos de serviços prestados com amor e carinho.

Como filho, sou suspeito a falar,pois sei o quanto ele ama o que faz e sei que por ele continuaria por muito mais tempo,porém devido a saúde um pouco debilitada ele tomou a decisão de encerrar sua brilhante trajetória na Namoradinha da Cidade.

Desde muito novo acompanhava o pai na rádio e particularmente eu adorava. A Rádio situava-se onde hoje existe o Shopping Muller. Era tudo muito bruto comparado aos dias de hoje,mas era mágico principalmente para mim que era uma criança,que sempre tinha orgulho de falar para meus amigos que meu pai trabalhava na Rádio Cultura.

Até hoje lembro-me com carinho do saudoso dono da Rádio o Sr.Rubens Melo que tinha uma cara de mau,também do nosso saudoso e eterno mestre das gravações Érico Nunes,também o José Eli Francisco,Ricardo Passos,Arivan Proknow,Kennedy Nunes,Flávio Silveira. A maioria quando me cumprimentavam me chamavam de Samuquinha e isso me deixava muito feliz.

Também recordo dos tempos em que ele começou a fazer locução,no início ficava nervoso e errava mas eu gostava de ver aquilo era uma sensação inexplicável de uma criança vendo seu pai falar no microfone da rádio para toda cidade.Tudo isso era mágico e fascinante.

Anos se passaram e sempre que podia estava com meu velho vendo ele apresentar seu programa o Arquivo musical e na maioria das vezes como operador áudio .

Os anos se passaram porém uma coisa nunca mudou,meu orgulho de ver meu pai fazendo com perfeição o que mais amava na vida que era trabalhar na Rádio Cultura.

Enfim, são muitas histórias e resumidamente lembrei dessas que estive presente com maior orgulho. Pai, parabéns pela sua dedicação para com a Rádio Cultura,nesses mais de 25 anos de trabalho.

Tenho imenso orgulho até hoje de falar que meu pai é o Samuca da Rádio Cultura.Teu ciclo na Namoradinha da cidade teve um ponto final,mas a vida continua com novos desafios e conquistas e agora você tem a Rádio Saudade para continuar mexendo bagunçando e alegrando seus fiéis ouvintes.

Um grande beijo do seu filho João Samuel de Oliveira Junior que te ama infinitamente. Mais uma vez parabéns por todos esses anos de excelentes serviços prestados à sua rádio do coração, a Cultura 1.250.

Serás eternamente o Samuca da Rádio, para mim, para família e para todos seus amigos e ouvintes", conclui Júnior, filho do Samuca.

Postagem do radialista José Eli Francisco, informa que o corpo de Samuca está sendo velado na  Capela Mão Amiga, em São Francisco do Sul. O sepultamento será às 15 horas, no Cemitério Municipal de SFS.

Fórum de Joinville passará por reforma global e ampliação Anterior

Fórum de Joinville passará por reforma global e ampliação

Proerd retoma as atividades em SC Próximo

Proerd retoma as atividades em SC

Deixe seu comentário