Metade da obra de engordamento da Praia de Itapoá já foi executada |
Metade da obra de engordamento da Praia de Itapoá já foi executada
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Fotos: Divulgação / PSFS -
Dragagem permitirá navios maiores e recuperação de oito quilômetros de faixa de areia
O engordamento da Praia de Itapoá já atingiu 50% do total previsto, segundo confirmou o Porto de São Francisco do Sul, principal responsável pelos trabalhos no Norte catarinense. A obra faz parte da dragagem de aprofundamento do canal de acesso da Baía da Babitonga, que começou em outubro. O material utilizado na recuperação da faixa de areia vem dos sedimentos retirados do fundo do mar pela draga Galileo Galilei.
Dos oito quilômetros de praia previstos, já foram finalizados completamente 2 quilômetros, enquanto outros 3 quilômetros estão incompletos: ou seja, a areia foi colocada na orla, mas ainda não foi expandida. De um total de 5,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos, já foram colocados na praia 2,8 milhões de metros cúbicos, representando metade da previsão.
A conclusão da obra de dragagem e aprofundamento do canal de acesso aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá está prevista para o segundo semestre de 2026. “O Porto de São Francisco do Sul está conduzindo um dos mais significativos projetos de infraestrutura portuária e gestão ambiental do Brasil”, afirma o presidente do Porto, Cleverton Vieira.
“A iniciativa, que é inédita no Brasil, e uma das poucas já realizadas no mundo, se destaca por unir engenharia marítima de alta complexidade, práticas de sustentabilidade, princípios da oceanografia e inovação ambiental”.
Navios maiores
A dragagem de aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga possibilitará a atracação de embarcações de até 366 metros de comprimento, tornando-se o primeiro complexo portuário do Brasil com capacidade para receber navios desse porte, com carga máxima.
Atualmente, no Complexo Portuário da Baía da Babitonga, é possível a atracação de embarcações com até 336 metros, com capacidade para 10 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Com a obra, essa capacidade aumentará para 16 mil TEUs.
Parceria com o setor privado
A obra de R$ 333 milhões foi viabilizada por meio de uma parceria inédita entre os portos de São Francisco do Sul e Itapoá. Pela primeira vez no Brasil, um porto público firma contrato com um porto privado para a realização de uma obra desta natureza, que será executada por meio de uma parceria entre o porto público de São Francisco, que aportará R$ 33 milhões, e o terminal privado Itapoá, que investirá R$ 300 milhões.
Esse investimento privado será devolvido de modo parcelado até 2037. O ressarcimento para Itapoá será em cima do adicional de tarifas portuárias geradas pelo acréscimo no número de navios que atracarem no porto e pelo aumento no volume de carga movimentada, a partir da conclusão da obra de aprofundamento.

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