logo RCN
NOTÍCIAS

Justiça anula título honoris causa de Lula em universidade de Alagoas

'Não é razoável nem atende à moralidade administrativa conceder honraria a alguém condenado', diz o juiz na decisão

O juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos, da 4ª Vara Cível de Arapiraca, determinou a suspensão - e consequente nulidade - do ato da Universidade Estadual de Alagoas que concedeu a Lula o título doutor honoris causa em 2017.

A cerimônia ocorreu em 23 de agosto, durante a caravana do petista pelo Nordeste em que fazia campanha para não ser preso pela Lava-Jato por causa da condenação por corrupção no caso do tríplex do Guarujá. Apesar de ser uma cerimônia acadêmica, a festa para Lula parecia um comício petista, como direito a declarações de voto e cantos de palavras de ordem como: "Lula, guerreiro do povo brasileiro".

"Para eles, pobre é um problema, pobre dá muito trabalho. Para nós, pobre é a solução desse país", discursou Lula, para delírio da militância presente.

Lula recebeu o título das mãos do reitor da universidade, Jairo Campos. A atual candidata do PSDB à Câmara de Maceió Maria Tavares Ferro questionou a premiação lembrando que a honraria reservada a Lula atingia "a moralidade administrativa, por ser o título concedido a pessoa condenada criminalmente e que responde a outras ações penais".

O juiz Carlos Bruno, no entanto, decidiu que a matéria deveria, sim, ser julgada e derrubou a titulação de Lula lembrando um argumento básico ignorado pelos admiradores do ex-presidente na universidade: "Não é razoável nem atende à moralidade administrativa conceder honraria a alguém condenado judicialmente e que ainda responde a outras ações penais".

IFSC lança edital com vagas para cursos técnicos em todas as regiões de SC Anterior

IFSC lança edital com vagas para cursos técnicos em todas as regiões de SC

Policiais salvam coruja machucada de atropelamento na BR 101 -Veja o vídeo Próximo

Policiais salvam coruja machucada de atropelamento na BR 101 -Veja o vídeo

Deixe seu comentário