Governo de SC convoca quase mil candidatos para Curso de Formação da Polícia Penal |
Cidade-irmã italiana à vista: Joinville avança em acordo com Lucca, na Toscana
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Parceria pelo Programa Cidades-Irmãs busca fortalecer laços culturais, econômicos e turísticos entre os dois municípios
A Prefeitura de Joinville está em tratativas avançadas para formalizar um novo acordo de cooperação internacional com a cidade de Lucca, na Itália, por meio do Programa Cidades-Irmãs. A proposta visa estabelecer uma parceria estratégica entre os municípios, com foco no desenvolvimento econômico, intercâmbio cultural e valorização do patrimônio histórico.
Tanto o prefeito de Joinville quanto o de Lucca, Mario Pardini, já demonstraram interesse em oficializar o vínculo. Em resposta ao documento enviado pelo executivo joinvilense, o prefeito italiano encaminhou uma Carta de Intenções destacando iniciativas que aproximam as cidades, como o incentivo à cultura, a tradição industrial e a valorização da memória histórica. “Através da troca mútua, será possível criar um vínculo de verdadeira amizade, capaz de valorizar aquelas conexões históricas e culturais que representam um impulso para futuras colaborações”, escreveu Pardini.
A relação entre as cidades também se sustenta em fundamentos econômicos. Lucca é sede da tradicional empresa Fabio Perini S.p.A., referência internacional em máquinas industriais. Em Joinville, o legado do empreendedor italiano deu origem ao Perini Business Park, o maior parque empresarial multissetorial da América do Sul, que representa cerca de 23% do Produto Interno Bruto (PIB) do município. “Com o acordo de cidades-irmãs, poderemos trabalhar ainda mais o fortalecimento das duas cidades”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher.
Durante visita pessoal à cidade italiana, o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, reuniu-se com o prefeito de Lucca e demais representantes da administração local. Na ocasião, Gassenferth destacou pontos em comum entre os dois municípios, como a valorização da arte, o uso de bicicletas como meio de transporte e o cuidado com o paisagismo urbano.
Lucca está localizada na região da Toscana, tem cerca de 90 mil habitantes e abriga mais de 38 mil empresas. A cidade é também berço do compositor Giacomo Puccini, homenageado no Festival de Ópera de Joinville em 2024 — um elo simbólico que reforça os laços culturais entre as cidades.
A oficialização do acordo está em fase de trâmites documentais, conduzidos por equipes técnicas das duas prefeituras. A futura assinatura será amparada pela Lei Municipal nº 9.826, que criou o Programa Cidades-Irmãs em Joinville. A legislação define diretrizes para cooperações internacionais e estabelece critérios como afinidades culturais, econômicas e o histórico de relacionamento entre os municípios.
Atualmente, Joinville já mantém parcerias com seis cidades-irmãs: Schaffhausen (Suíça), Chesapeake (Estados Unidos), Joinville-le-Pont (França), Spišská Nová Ves (Eslováquia), Langenhagen (Alemanha) e Zhengzhou (China).
Deixe seu comentário