logo RCN
NOTÍCIAS

Inicia processo por abuso sexual em seminário no Vaticano

Padre é e acusado de violentar colega seminarista

Começou nesta quarta-feira (14), no Vaticano, o julgamento de um suposto caso de abuso sexual em um pré-seminário situado dentro dos muros da cidade-Estado e conhecido por fornecer os "coroinhas do Papa". Os réus são os padres Gabriele Martinelli, 28 anos, e Enrico Radice, 71. O primeiro é acusado de ter violentado um colega no Pré-Seminário São Pio X, enquanto o segundo, que era reitor da instituição, responde por supostamente ter atrapalhado as investigações contra Martinelli. A primeira audiência demorou apenas oito minutos, tempo para ler as acusações contra os réus. A segunda sessão foi marcada para 27 de outubro e já terá o interrogatório dos acusados.

"Pretendemos dar o espaço mais amplo possível para a defesa", assegurou o presidente do Tribunal do Vaticano, Giuseppe Pignatone.Segundo a denúncia, Martinelli, que era coordenador e tutor dos seminaristas, "abusou de sua autoridade" para forçar a vítima, um ano mais jovem que ele, a praticar "atos carnais, de sodomia e relações orais em diversos lugares". Os crimes teriam ocorrido entre 2007 e 2012, ou seja, quando o réu tinha entre 15 e 20 anos de idade. Ainda de acordo com a acusação, Martinelli era um dos alunos mais velhos do pré-seminário e usava "violências e ameaças" contra seu colega, que foi identificado apenas como "L.G.".

Já Radice é acusado de ter protegido Martinelli e de ter tentado ajudá-lo a escapar das investigações. Ele chegou a enviar uma carta ao bispo de Como, seu superior, afirmando que as denúncias contra o seminarista não eram verdadeiras. O Pré-Seminário São Pio X fica a poucos passos da Casa Santa Marta, residência oficial do papa Francisco, e costuma fornecer seminaristas para ajudar o Pontífice nas celebrações litúrgicas na Basílica de São Pedro. .


Casa da Cultura divulga calendário de rematrículas para alunos da instituição Anterior

Casa da Cultura divulga calendário de rematrículas para alunos da instituição

Lacração dos sistemas das Eleições 2020 começou na terça-feira (13) Próximo

Lacração dos sistemas das Eleições 2020 começou na terça-feira (13)

Deixe seu comentário