logo RCN
Notícia

Frente fria pode provocar 'mini inverno' e neve no Planalto e Serra Catarinense

  • Climatempo -

Duas frentes frias estão previstas para avançar sobre o Brasil, pela região Sul, a partir de quarta-feira, 26. De acordo com especialistas, os fenômenos trazem, além da queda nos termômetros, previsão de temperaturas negativas e até neve em algumas regiões do Sul do País.

A primeira frente fria, com início já nesta quarta-feira, poderá provocar vendaval, queda de granizo e acumulados de chuva pontualmente elevados na Serra Gaúcha, segundo o Climatempo.  O destaque, no entanto, está para a frente fria prevista para o dia 1º de novembro. O Climatempo aponta que há previsão de ocorrência de neve e chuva gelada, a partir da próxima terça-feira, sobre a Serra e o Planalto Catarinense, além da Serra Gaúcha.

O frio mais intenso está previsto para o dia 2 de novembro, com temperaturas que podem chegar abaixo de 0ºC.Segundo o instituto, caso a previsão esteja correta, será a primeira vez na história em que há o registro de neve no Brasil durante o mês de novembro. Já na terça-feira, 25, houve relato de geada nas primeiras horas do dia na Serra Catarinense. Os termômetros marcaram 3,6ºC em Vargem Bonita e 3,7º em Urupema, municípios catarinenses.

Prévia da frente fria
Uma forte chuva de granizo também atingiu a Região Serrana do Rio de Janeiro nesta terça-feira. Na cidade de Cordeiro, o fenômeno durou cerca de 30 minutos, o suficiente para causar estragos em diversos pontos da cidade.

Registros feitos por moradores mostram ruas do município completamente tomadas pelo granizo, com aspecto de neve. A chuva chegou a causar danos na prefeitura do município.

A Defesa Civil de Cordeiro informou que a intensidade da chuva não era esperada. No município de Itaperuna (RJ), também houve registro de chuva de granizo.  

Causas do fenômeno
Ainda segundo o Climatempo, as frentes frias que atingem o Sul do Brasil nas próximas semanas estão relacionados ao fenômeno La Niña, que atua pelo terceiro ano consecutivo e contribui para a ocorrência de frios tardios no País.

O instituto aponta também o aquecimento global e as mudanças climáticas como possíveis causas do frio intenso durante o período.(Terra)



TSE confirma envio de tropas para garantir segurança no segundo turno Anterior

TSE confirma envio de tropas para garantir segurança no segundo turno

Brasil tem oitava morte por varíola dos macacos confirmada Próximo

Brasil tem oitava morte por varíola dos macacos confirmada

Deixe seu comentário