logo RCN
Notícia

Estados já flexibilizam uso de máscara contra covid-19

  • Terra -

Enquanto São Paulo planeja tomar a decisão de flexibilizar o uso de máscaras na próxima terça-feira, 8, ao menos cinco Estados já tornaram facultativo o protetor facial contra a covid-19. Em dois Estados - Rio Grande do Sul e Santa Catarina - crianças estão liberadas do uso inclusive nas escolas. Santa Catarina, assim como Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rio de Janeiro já não obrigam o protetor facial em ambientes abertos. No Distrito Federal, o uso de máscaras deixará de ser obrigatório em locais abertos a partir de segunda-feira, 7

Em São Paulo, a decisão será tomada na próxima terça-feira, 8, durante reunião do comitê estadual da covid-19, conforme anunciou nesta quinta-feira, 3, o governador João Doria (PSDB). Segundo ele, a tendência é de liberar da obrigação o uso ao ar livre. Ainda segundo Doria, o comitê deve avaliar também se libera crianças em idade escolar da obrigatoriedade de usar máscara.

O governo do Estado do Rio de Janeiro publicou nesta quinta-feira, 3, decreto que faculta aos municípios a flexibilização do uso de máscara em lugares fechados, "diante do cenário heterogêneo atual da pandemia no Estado", conforme nota da assessoria. "Em função da alta cobertura vacinal e de haver municípios com baixo risco para a doença e outros ainda saindo da quarta onda da covid-19 provocada pela variante Ômicron, caberá aos gestores municipais a decisão de liberar ou não o uso do equipamento de proteção individual", disse. As medidas podem ser revistas caso haja mudança no cenário epidemiológico.

Na cidade do Rio de Janeiro, uma reunião na próxima segunda-feira, 7, deve definir o fim da obrigatoriedade do uso da máscara em locais fechados. Em locais abertos, sem aglomeração, o uso é facultativo desde outubro do ano passado. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a exigência de passaporte da vacina para a entrada de turistas durante o Carnaval restringiu as aglomerações e não houve aumento nos casos de covid-19. No último fim de semana, a cidade registrou 3,9% de positividade, indicando que a doença está controlada.

Outros Estados ainda avaliam medidas de flexibilização, levando em conta o avanço da vacinação e a queda nos casos, mortes e internações pelo coronavírus e suas variantes. Até o fim deste mês, o Fórum Nacional de Governadores, que reúne os 26 Estados e o Distrito Federal, deve se reunir para a adoção de uma medida conjunta em relação ao uso da máscara.

No Rio Grande do Sul, um decreto do governador Eduardo Leite (PSDB) publicado no dia 26 de fevereiro liberou o uso obrigatório de máscaras para crianças de 6 a 11 anos, inclusive no ambiente escolar. Crianças a partir dos 12 anos continuam obrigadas a usar o protetor facial. O decreto se baseou em parecer técnico do Centro Estadual de Vigilância em Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde. No Estado, 45% do público infantil entre 5 e 11 anos já foram vacinados. Várias prefeituras do interior gaúcho anunciaram que vão seguir a decisão estadual.

Cão passa o dia ao lado de amigo atropelado e viraliza Anterior

Cão passa o dia ao lado de amigo atropelado e viraliza

Média móvel de mortes fica abaixo de 500 pelo segundo dia consecutivo Próximo

Média móvel de mortes fica abaixo de 500 pelo segundo dia consecutivo

Deixe seu comentário