logo RCN
NOTÍCIAS

Dengue: Boletim epidemiológico mostra Joinville em alto risco de transmissão

  • RAUL SANTANA -

O Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), divulgado na terça-feira (27) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), revela que Joinville e outros 16 municípios (16,2%) infestados pelo mosquito apresentam alto risco de transmissão de dengue, zika e febre de chikungunya. Os dados também mostram que 58 municípios (55,2%) apresentam médio risco e 30 (28,6%) apresentam baixo risco de transmissão das doenças disseminadas pelo Aedes aegypti.

Ao todo, 105 municípios realizaram o levantamento, onde foram inspecionados 90.788 recipientes que continham água parada, ou seja, potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. A maioria era de pequenos recipientes móveis, como pratinhos de plantas e baldes (35,9%), seguido de lixo e sucata (27,7%) e dos recipientes fixos como calhas e piscinas (15,9%)

"Esses dados revelam o quanto todos temos que estar atentos ao ambiente. É preciso manter os quintais limpos e descartar corretamente o lixo. Apesar desses recipientes serem os mais comuns, não podemos esquecer também dos outros. É importante manter a caixa d'água fechada e as calhas limpas, por exemplo", alerta João Augusto Brancher Fuck, diretor da DIVE/SC.

O objetivo do LIRAa é a identificação do tipo e a quantidade de depósitos encontrados que possam ser potenciais criadouros do mosquito nos imóveis vistoriados. A atividade foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS) em 2002, sendo realizada pelos municípios considerados infestados pelo Aedes aegypti.

Coronavírus em SC: Estado confirma 881.152 casos, 849.076 recuperados e 13.389 mortes Anterior

Coronavírus em SC: Estado confirma 881.152 casos, 849.076 recuperados e 13.389 mortes

Atenção motoristas: prorrogado prazo para realização de exame toxicológico periódico Próximo

Atenção motoristas: prorrogado prazo para realização de exame toxicológico periódico

Deixe seu comentário