CREA Summit 2025 reuniu público recorde e destacou a força da engenharia |
CREA Summit 2025 reuniu público recorde e destacou a força da engenharia
-
Foto: ASCOM Crea -
O evento foi marcado por discursos que destacaram a importância dos engenheiros de todas as especialidades para o desenvolvimento do País
A terceira edição do CREA Summit – evento de inovação voltado às engenharias, agronomia e geociências – foi aberta oficialmente na noite de sexta-feira, 25, no Expocentro de Balneário Camboriú. Com recorde de inscrições, superando a marca de 3 mil participantes, a cerimônia contou com diversas autoridades municipais e estaduais, representantes de conselhos e entidades do setor, profissionais e estudantes da área. O evento foi marcado por discursos que destacaram a importância dos engenheiros de todas as especialidades para o desenvolvimento do País. O CREA Summit teve o apoio do Confea, Mútua, CredCrea e Alesc.
Empreendedorismo e inspiração
A abertura contou com palestra do engenheiro agrônomo Ricardo Faria, fundador da Global Eggs, uma das maiores produtoras de ovos do mundo. Faria compartilhou sua trajetória empreendedora, destacou a importância da engenharia na construção de negócios sustentáveis e incentivou os profissionais a agirem com visão de dono e propósito.
Para o presidente do CREA, Kita Xavier, o Summit é especial por levar aos profissionais o que há de mais atual em inovação e tecnologia no setor. “A opinião técnica e o parecer são muito importantes para o desenvolvimento. A Engenharia, sua presença e o conhecimento técnico serão fundamentais para mudar o país”, declarou Xavier.
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, município que recebe o evento, abriu os discursos como anfitriã destacando o crescimento de cada edição e a importância para a cidade. “Balneário Camboriú é uma potência que desponta para o mundo quando se fala em engenharia. Profissionais estão saindo para trabalhar fora e colocar em prática o que aprendem em Santa Catarina. Ser a casa de um evento deste tamanho, muito nos honra”, explicou.
A deputada estadual Paulinha deu sequência contando que, ao se dirigir ao evento, relembrou todos os profissionais de engenharia que conheceu em sua carreira, ressaltando o comprometimento com a causa, a vida e o caráter. “Não se edifica um país sem a Engenharia. Vocês têm a força para eleger representantes e experiência para apontar as soluções para o Estado e o Brasil”, destacou a deputada.
Representando o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, o deputado estadual Carlos Humberto parabenizou o CREA-SC pela atuação na formação de novos profissionais, tão importantes para o desenvolvimento de Santa Catarina, tanto no momento atual quanto no futuro, com a previsão de crescimento. “A Alesc é parceira para motivar os jovens a se integrar nessas profissões, fundamentais para a sociedade e para o Estado”, ressaltou.
A participação das autoridades foi finalizada pela fala do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy, representando o governador do Estado, Jorginho Mello. Na vida do secretário, a engenharia é profissão de pai e filho e, por isso, entende a importância do evento. Usuy destacou a criação de polícias públicas pelo Governo do Estado para resolver o problema das pessoas e o trabalho significativo para o desenvolvimento em longo prazo. “Santa Catarina tem excelentes indicadores, mas sempre olhamos de forma ampla, para focar em lugares que apresentam situações mais difíceis e distantes. Esse tipo de evento faz com que o Estado esteja no lugar que a gente quer no futuro, trazendo universidades para a vocação e conciliando com as necessidades de empresas, municípios e desafios”, concluiu.
O presidente da LIDE/SC, Delton Batista, falou sobre a relevância do evento e que o desenvolvimento dos países passa pela Engenharia. “Temos que superar as dificuldades e levar a sério nosso país e, isso, passa pelo planejamento das cidades, das estratégias no enfrentamento das crises climáticas. Estamos produzindo uma carta compromisso para ser entregue aos candidatos à majoritária, no ano que vem, com esse foco”, falou.
De engenheiros para engenheiros
A cerimônia de abertura também contou com a palavra do presidente do Conselho Federal, Vinícius Marchese, que falou sobre a importância dos profissionais da Engenharia para toda a federação. “O País é diferente e desigual. O local de nascimento de uma pessoa marca a estimativa de vida, tudo por falta de infraestrutura. O caminho para a transformação passa por esse item, por programas indutores e pela capacitação de engenheiros. O Summit é uma oportunidade para que profissionais atuais e futuros vejam que se abriram janelas para o desenvolvimento. Um país sem uma boa base na área, não oferece boas bases econômicas”, explicou.
O diretor de Benefícios da Mútua Nacional, Evânio Ramos Nicoleit, representou o presidente da entidade, Joel Krüger, e falou sobre a atuação junto aos profissionais. “A missão da Mútua vai além da assistência, é de apoio e presença onde as engenharias levam a inovação, onde pulsa e se transformam as oportunidades”, falou.
15 CEP – A cerimônia de abertura também serviu para que os presentes tivessem um panorama geral da 15ª edição do Congresso Estadual dos Profissionais, que gerou 10 propostas para o desenvolvimento de cidades inteligentes. “São projetos em saneamento, acessibilidade, engenharia pública, qualidade ambiental e sustentabilidade energética. Esses projetos serão encaminhados ao Congresso Nacional para que os municípios se tornem mais desenvolvidos”, contou o coordenador do Congresso Estadual dos Profissionais, eng. Felipe Penter.
Parcerias para o futuro
Três acordos importantes foram assinados durante a cerimônia: com a Academia Nacional de Engenharia (ANE), para reforçar a formação de excelência; com a FIESC e o IEL-SC, para capacitação contínua; e com a Defesa Civil de SC, para estruturar uma rede de voluntários técnicos em situações de emergência.
Conteúdo técnico e inovação
Nos dois palcos Tech, uma série de painéis promoveu discussões sobre temas centrais da engenharia contemporânea. No palco Tech 1, o destaque foi para planejamento urbano sustentável, transição energética, inovação no agro, cidades inteligentes e economia azul — com dados, experiências e soluções práticas.
O engenheiro Dilnei Bittencourt defendeu um urbanismo centrado nas pessoas. Já especialistas debateram como IA, cooperativismo e gestão de dados impulsionam setores estratégicos. A produção de ostras em SC — que responde por 93% do total nacional — foi exemplo do potencial da economia do mar.
Formação, liderança e novas habilidades
No palco Tech 2, o foco esteve na formação de engenheiros e nas competências do profissional do futuro. Painéis abordaram os desafios do ensino, a importância da liderança humanizada, o uso da simulação computacional e estratégias de comunicação digital. O CREA-SC também apresentou a parceria com a Defesa Civil, que prevê atuação técnica mais ágil em emergências climáticas.
Feira Tecnológica
Um dos grandes atrativos do evento foi a Feira Tecnológica, que reuniu 107 expositores, entre startups, empresas aceleradas, instituições de ensino, órgãos públicos e projetos estudantis. O público pôde conhecer inovações como robôs, veículos solares, foguetes, protótipos acadêmicos e outras soluções tecnológicas desenvolvidas no estado.
Sustentabilidade e visão ambiental
O CREA Summit 2025 encerrou com a palestra do ex-ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que compartilhou sua experiência em políticas públicas, transição verde e sustentabilidade ambiental, reforçando o papel estratégico da engenharia, agronomia e geociências frente aos desafios climáticos e ambientais do século XXI.
Ao encerrar o CREA Summit 2025, o presidente do Crea-SC, Kita, fez um agradecimento especial a todos que contribuíram para o sucesso do evento. “Quero agradecer de coração a cada pessoa que esteve presente durante esses dois dias intensos de troca de conhecimento e inovação. Também sou grato à parceria fundamental do Confea, Mútua, CredCrea e ALESC, que acreditaram no potencial deste encontro e tornaram possível essa realização. Aos palestrantes, obrigado por compartilharem suas experiências e inspirações, e às autoridades que prestigiaram o evento, reforçando a importância da engenharia para o desenvolvimento do nosso estado e do país”.
Kita aproveitou para convidar todos a reservarem em suas agendas a próxima edição do CREA Summit, que acontecerá nos dias 27 e 28 de março de 2026, novamente no Expocentro de Balneário Camboriú. “Esperamos ver vocês lá, para mais um encontro que promete fortalecer ainda mais a nossa profissão e o futuro da engenharia”.
Deixe seu comentário