logo RCN

Campanha alerta sobre uso correto de bicicletas elétricas e ciclomotores

  • Foto: PRefeitura de Joinville/Divulgação -

Ações educativas do Detrans e Eptran vão até 7 de agosto e incluem distribuição de folders e orientação direta aos condutores

Até o dia 7 de agosto, o Departamento de Trânsito (Detrans) da Prefeitura de Joinville intensifica as ações de conscientização com a campanha educativa sobre o uso de equipamentos elétricos, incluindo autopropelidos, bicicletas elétricas e ciclomotores.

A campanha teve início na terça-feira (29), com uma blitz educativa realizada em frente ao Mercado Público Municipal, com a participação da equipe da Escola Pública de Trânsito (Eptran), agentes de trânsito e guardas municipais.

“O objetivo principal dessa ação é a conscientização dos usuários e da população de modo geral. Por meio da Eptran, temos intensificado cada vez mais o trabalho de educação”, afirma o diretor-presidente do Detrans, Paulo Rogério Rigo.

Durante a blitz educativa, as equipes abordaram condutores e reforçaram informações sobre as práticas seguras e as normas vigentes. Também foram distribuídos folders explicativos sobre o Decreto Municipal 67.575/2025, que regulamenta a circulação de autopropelidos, bicicletas elétricas e ciclomotores nas vias urbanas do município.

Além de especificar os locais permitidos e proibidos de circulação e estacionamento para cada tipo de veículo, o folder também traz as características técnicas dos equipamentos de mobilidade, bem como o tipo de documentação exigida para cada a condução de cada um deles. O material está disponível no link.

“As principais dificuldades que observamos em relação a esses veículos estão relacionadas ao tráfego em locais não adequados e à falta de uso dos equipamentos de proteção, como capacete. Na blitz educativa procuramos informar corretamente o que é e o que não é permitido”, completa Paulo Rigo.

De acordo com o diretor-presidente do Detrans, em Joinville, o número de ocorrências envolvendo veículos elétricos cresce na proporção em que aumenta a quantidade desses equipamentos circulando nas ruas.

Por isso, ele reforça: “Orientamos que os condutores tomem conhecimento das normas e façam o que é previsto: usem equipamento de proteção, andem na velocidade correta e nos locais corretos, sempre com atenção. Lembrando que esse tipo de modal, assim como as bicicletas, motocicletas e os pedestres, são as partes mais frágeis do trânsito e todo cuidado deve ser tomado para evitar acidentes que podem ser fatais”.


Ações educativas

As ações da campanha educativa do Detrans e Eptran sobre uso de veículos elétricos, incluindo autopropelidos, bicicletas elétricas e ciclomotores, ocorrem até o dia 7 de agosto (quinta-feira).

Confira a programação

31 de julho (quinta-feira) – das 13h às 14h – Blitz educativa no Parque da Cidade (rua Graciosa, em frente ao supermercado Benvenutti).

1º de agosto (sexta-feira) – das 11h30 às 12h30 – Blitz educativa na rua 9 de Março, em frente ao Monumento à Barca.

4 de agosto (segunda-feira) – das 13h45 às 14h45 – Blitz educativa na rua Albano Schmidt, 4016 – em frente à Igreja Assembleia de Deus, no bairro Comasa.

6 de agosto (quarta-feira) – das 7h15 às 8h15 – Blitz educativa na rua Camboriú, próximo ao restaurante O Fornão.

7 de agosto (quinta-feira) – das 13h45 às 14h45 – Blitz educativa rua Albano Schmidt em frente ao Corpo de Bombeiros, na saída da empresa Tupy.

Celesc adota pagamento com cartão em Joinville para modernizar atendimento Anterior

Celesc adota pagamento com cartão em Joinville para modernizar atendimento

Mulheres representam 60% das inscrições no Enem 2025 Próximo

Mulheres representam 60% das inscrições no Enem 2025

Deixe seu comentário