logo RCN
Notícia

Bolsonaro diz que está 'empenhado' para proteger brasileiros

  • Terra -

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira, 24, que está "totalmente empenhado" para proteger e auxiliar brasileiros na Ucrânia.

"Nossa Embaixada em Kiev permanece aberta e pronta a auxiliar os cerca de 500 cidadãos brasileiros que vivem na Ucrânia e todos os demais que estejam por lá temporariamente", escreveu Bolsonaro no Twitter. O chefe do Executivo pede para que os brasileiros, especialmente aqueles que estiverem no leste da Ucrânia ou em zona de conflito, que mantenha contato direto com o governo brasileiro por meio da Embaixada. Além disso, disponibilizou um contato para plantão consular.

É a primeira fala do presidente brasileiro sobre a invasão russa à Ucrânia. Quando Bolsonaro visitou o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou, o presidente brasileiro manifestou "solidariedade" à Rússia.

Na manhã desta quinta-feira, o Ministério das Relações Exteriores divulgou nota pedindo a "suspensão imediata" das hostilidades após a Rússia invadir o território ucraniano. A nota foi a primeira manifestação oficial do governo brasileiro após o agravamento do conflito.

"O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil", disse o comunicado.

Rússia x Ucrânia: quais são os países aliados de Putin? Anterior

Rússia x Ucrânia: quais são os países aliados de Putin?

Comunidade ucraniana no Paraná se mobiliza diante dos ataques russos Próximo

Comunidade ucraniana no Paraná se mobiliza diante dos ataques russos

Deixe seu comentário