logo RCN
CIDADES

Balneário Piçarras realiza desinfecção para conter avanço do Aedes aegypti

  • Divulgação - Ação já ocorreu no ano passado,

A partir das 20h desta quinta-feira, 18, a Prefeitura de Balneário Piçarras realizará ação de higienização e pulverização contra o mosquito Aedes aegypti nas Avenidas Getúlio Vargas, Avenida Emanoel Pinto, Nereu Ramos e Rua Adolfo Cabral. "As substâncias utilizadas (quaternário de amônia e óleo mineral) não são prejudiciais à saúde", afirma o governo.

"Quando a equipe de trabalho estiver passando em frente à sua residência, por protocolo de segurança, portas e janelas deverão permanecer fechadas em virtude da maior concentração de fumaça que poderá ocorrer", recomenda a prefeitura, em nota. As Secretarias de Saúde, Obras, Vigilância Sanitária e Defesa Civil irão atuar no trabalho, que busca conter o crescimento de focos da dengue na cidade.

LEVANTAMENTO APONTA PARA RISCO MÉDIO DE INFESTAÇÃO DE AEDES, EM BALNEÁRIO PIÇARRAS

Após a realização de levantamento técnico, o Programa de Controle e Combate à Dengue de Balneário Piçarras constatou risco médio de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e o Zika Virus. A constatação foi divulgada na sexta-feira, 12, após o término do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), ato que vai ao encontro das estratégias para tentar frear o alto crescimento larvário do mosquito.

O trabalho foi realizado entre os dias 1º a 5 de março, quando os agentes endêmicos visitaram residências, definidas por sorteio, para fazer uma investigação minuciosa em busca de focos larvários do Aedes. A metodologia permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com as larvas. Somente este ano, já foram mais de 410 focos positivos do mosquito.

A grande quantidade de focos ainda está em pneus, apesar da ampla divulgação dos perigos sobre o descarte irregular deles. Este ano, já foram 185 pneus recolhidos em terrenos baldios. Em nota oficial, o coordenador do Programa, André Ladewig, afirma que "orientamos que não se deve descartar pneu em terreno baldio e com mato alto, onde não é possível enxergar o depósito". O programa iniciará campanha de recolhimento de pneus nas residências do município.

Em 12 de dezembro de 2019, Balneário Piçarras foi classificada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) como município infestado pelo mosquito Aedes Aegypti. Essa classificação se deu em virtude de os agentes endêmicos também terem localizado, com frequência, focos do mosquito em residências situadas em um raio de 300 metros de armadilhas com larvas do Aedes. Desde então, Balneário Piçarras não conseguiu mais controlar a situação, mesmo decretando ações de enfrentando e promovendo mutirões de limpeza.(RCN Rede Catarinense de Notícias Adjori SC)

Governo diz que pode faltar oxigênio em pequenos municípios Anterior

Governo diz que pode faltar oxigênio em pequenos municípios

Joinville participa de Consórcio Nacional para a compra de vacinas Próximo

Joinville participa de Consórcio Nacional para a compra de vacinas

Deixe seu comentário