logo RCN
NOTÍCIAS

Amunesc: Secretários de Agricultura e Pesca fazem primeira reunião do colegiado

Na reunião foram estruturadas as pautas para 2021

Os secretários de Agricultura e Pesca dos municípios integrantes da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) se reuniram na tarde de quinta-feira (11), por videoconferência. Esta foi a primeira reunião do ano do grupo, e teve como objetivo organizar o colegiado e estruturar as pautas que serão abordadas ao longo de 2021.

Secretário de Agricultura e Pesca de Araquari, James Schroeder falou durante a reunião sobre a importância do colegiado para o desenvolvimento da região, destacando o protagonismo da Associação. "A Amunesc é uma autoridade para resgatar a articulação de gerência regional, pautando assuntos comuns, mas principalmente integrando o desenvolvimento dos nossos municípios e crescendo enquanto região. É preciso mobilizarmos nossos esforços para termos na agricultura e na pesca uma grande cadeia produtiva, organizada, escalonada, dinâmica", afirmou.

O técnico tributário da Amunesc e facilitador do Colegiado, Carlos Lima, falou sobre a importância do Valor Adicionado do setor de Agricultura e Pesca para o Retorno do ICMS aos Municípios: "o Agricultor e o Pescador devem ser valorizados pelo Município, pois os mesmos contribuem com o Valor Adicionado da Agricultura e Pesca. Este valor também impacta diretamente no Retorno do ICMS aos Municípios", destacou.

Para o ano de 2021, os colegiados da Amunesc contarão com uma nova dinâmica, que inclui a figura do mentor, um voluntário com expertise na área que contribuirá para as discussões do grupo. O mentor do Colegiado de Agricultura e Pesca será Onévio Zabot, engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bacharel em direito pela Associação Catarinense de Ensino (ACE) e especialista em Direito Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Zabot é Extensionista Rural da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina da ACARESC e da Epagri. Foi presidente da Fundação Municipal 25 de Julho, Diretor Técnico, Diretor de Abastecimento e Armazenagem e Diretor Administrativo da CIDASC, Presidente de CEASA/SC, Secretário da Agricultura e Meio Ambiente e Secretário Distrital de Pirabeiraba, em Joinville, Presidente do Núcleo dos Engenheiros Agrônomos da Babitonga, Diretor de Política Agrícola da AEASC, Inspetor do CREA e Gerente regional da Epagri em Joinville. É também escritor, Membro da Academia de Letras Cruz e Sousa, de Itapoá, da Confraria das Letras, da Associação das Letras e da Academia Joinvilense de Letras de Joinville.





André Motta se manifesta sobre pedido de lockdown Anterior

André Motta se manifesta sobre pedido de lockdown

Covid-19: região da AMUNESC atinge a marca de 1.000 óbitos desde o início da pandemia Próximo

Covid-19: região da AMUNESC atinge a marca de 1.000 óbitos desde o início da pandemia

Deixe seu comentário