logo RCN
NOTÍCIAS

AJAO completa 83 Anos da fundação

  • Divulgação -

A Agremiação Joinvillense de Amadores de Orquídeas é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 19 de julho de 1938. Ela tem em seus objetivos pesquisa e desenvolvimento para seus associados em diversas áreas, principalmente em relação às orquídeas.

Sua sede, localizada na Rua Saguaçu, 212, possui ainda como objetivo manter o Parque Adalberto Schmalz, espaço gratuito e aberto ao público. Este parque foi construído pela AJAO e consiste em 18 mil metros quadrados de área verde localizado próximo ao centro da cidade.

A AJAO realiza, a cada ano, diversos eventos e participa de variadas exposições de flores em todo Brasil,o evento de maior importância é a realização de sua Festa das Flores, um das mais tradicionais festas da cidade.

Em todas suas atuações objetiva a conscientização ambiental dos agremiados e público em geral, exercendo filantropia e auxílio ao próximo. A história do cultivo de flores em Joinville tem origem no processo de ocupação do território pelos imigrantes europeus. Encantados pela beleza dessas flores nativas passaram a recolher as plantas e, vez por outra,as reuniam para admirá-las e comparar as variedades.

Esta pratica é ainda mantida pela AJAO. Quinzenalmente os sócios se reúnem para apresentar suas plantas floridas e trocar experiências na sede da Agremiação. A AJAO conta hoje com mais de 80 sócios, inclusive sócio mirins.

Seus associados cultivam inúmeras espécies de orquídeas, entre elas estão a Laélia Purpurata, Cattleya, Phalaenopsis, Oncidium, Dendrobium,Híbridos, Miltônia, Wanda, Epidendrus, Cyrtopodiuns, Encyclias,Catasetum, Maxilaria, Cattleya intermédia, entre outras.

Segundo atual presidente da AJAO, Jacson Lucio Zandonai, as atividades em 2021 estão sendo realizados através de exposição em shoppings, parceria em outros eventos, mutirões voluntários de plantio de orquídeas, oficinas de cultivo, entre outros projetos que serão realizados no decorrer do ano.

"É gratificante comemorar 83 anos de uma instituição que contribui tanto para o desenvolvimento histórico, turístico e cultural de Joinville e cuja trajetória se confunde com a história da própria cidade. Agradeço de uma forma muito especial aos nossos agremiados que permanecem firmes na construção e no desenvolvimento crescente desta entidade. Quero enfatizar que vocês são símbolos de coragem, dedicação e que juntos vamos escrever as paginas desta história tão importante e que jamais será esquecida", pontua Zandonai.

A AJAO é a idealizadora e realizadora da Festa das Flores de Joinville por 81 anos, ajudando a promover a marca "Joinville - Cidade das Flores". O forte apelo turístico rendeu à Festa das Flores diversos prêmios ao longo dos anos. Em 1982, a Festa das Flores foi "Destaque Artístico do Turismo Nacional", em premiação do Jornal Última Hora, do Rio de Janeiro (RJ).

Em 1991, a Festa recebeu o Prêmio Imprensa Turismo - PIT, como "Evento de Destaque Turístico", promoção do Jornal do Comércio e Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Rio de Janeiro (RJ).

Em 2007, o "Swiss Tourism Awards", conhecido como "Oscar" suíço do turismo, reconheceu Joinville como "Cidade das Flores, destinação de forte vocação turística", na categoria "Patrimônio a ser protegido", com ampla divulgação na imprensa européia.

Esta instituição sólida e realiza a Festa das Flores por 81 anos, recebendo o reconhecimento legal do evento através da Lei Estadual 14.697, de 21 de maio de 2009, onde a Festa é declarada Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina, bem como com a Lei Municipal 6.728, de 19 de julho de 2010, que a institui como Festa Oficial do Município de Joinville.

A AJAO já foi decretada de utilidade Pública Federal, bem como Estadual através da Lei 2.032 de 11/5/59 e utilidade Pública Municipal através da Lei 483 de 10/9/58.


Campanha 'Boa Ação é Doação' arrecada 157 toneladas de alimentos Anterior

Campanha 'Boa Ação é Doação' arrecada 157 toneladas de alimentos

Colegiado da Agricultura da Amunesc debate ações voltadas à comercialização de produtos de origem animal Próximo

Colegiado da Agricultura da Amunesc debate ações voltadas à comercialização de produtos de origem animal

Deixe seu comentário