logo RCN

Agosto Dourado celebra amamentação e reforça apoio às mães em Joinville

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulação -

Evento no Morro do Meio reuniu mães, bebês e profissionais de saúde para promover o aleitamento materno e destacar benefícios do “padrão ouro” da nutrição infantil

O Agosto Dourado marca o mês dedicado ao apoio à amamentação, com ações que promovem os benefícios do leite materno, um ato de amor que nutre, sacia e protege. No último sábado (9), na Vila da Saúde Adelino Venturi, ao lado da UBSF Lagoinha, no Morro do Meio, uma programação dedicada ao tema promoveu atividades especiais, como o Mamaço, já em sua décima edição.

A secretária da Saúde de Joinville, Daniela França Cavalcante, fez a abertura oficial do evento e falou da importância do apoio às mães nesta fase da vida e das ações desenvolvidas, destacando Joinville como cidade amiga da amamentação.

“A amamentação é um ato de cuidado e de amor, e Joinville faz um trabalho muito importante nas unidades de saúde em conjunto com a educação, incentivando o leite materno como alimento exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê. Precisamos valorizar este importante gesto que as mães joinvilenses fazem pelos seus filhos, garantindo saúde e proteção”, ressalta a secretária.

Um dos momentos mais simbólicos do evento, o Mamaço reuniu mães para incentivar este ato de amor e cuidado. Em seguida, as mães e seus bebês, representantes de Unidades Básicas de Saúde da Família do município, participaram de um desfile, com direito a faixa elaborada pelas equipes de cada unidade e a eleição da Miss Tetê.

Samira Carvalho é mãe do João Lucas, de 2 meses, e considera o apoio que teve das equipes de enfermagem fundamental para amamentar o seu primeiro filho. Ela foi uma das participantes do desfile, representando a UBSF Nova Brasília.

“João nasceu com a língua presa, e por conta disso, acabei tendo uma certa dificuldade no início. Tive o acompanhamento do Banco de Leite, que me ensinou a pega e me orientou. As enfermeiras me ensinaram tudo. Graças a esse apoio, hoje ele mama muito bem”, comemora Samira.

A programação também contemplou a apresentação de iniciativas desenvolvidas na saúde para apoiar a amamentação, como o Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas, com apoio 24 horas às mamães com dificuldades ao amamentar, e o Programa Mama Nenê, projeto em parceria com a Educação que incentiva a amamentação após o retorno da mãe ao trabalho.

Também foi disponibilizado um número de telefone gratuito de atendimento para dúvidas e orientações, realizado por profissionais da Atenção Primária, capacitados para oferecer este apoio. O serviço é gratuito e está disponível das 7 às 17 horas, pelo telefone (47) 3481-5165.


Aleitamento Materno

Alimento “padrão ouro” por oferecer todos os nutrientes necessários ao bebê, até os seis meses de vida, o leite materno oferta cerca de 250 nutrientes, fortalecendo os sistemas imunológico e microbiológico dos bebês, garantindo menos riscos de infecções, alergias e diarreias. Além disso, contribuem para a saúde da mãe e o vínculo mãe e filho.

Camila Cristina de Bortoli é tutora da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, iniciativa do Ministério da Saúde desenvolvida desde 2009 em Joinville, uma ação que fortalece as estratégias de apoio à amamentação neste Agosto Dourado.

“Temos tutoras da estratégia Amamenta e Alimenta atuando nas Unidades de Saúde para dar todo o suporte na amamentação e alimentação, desde a puericultura, acompanhando a mãe e o bebê a partir do teste do pezinho, e verificar se a amamentação e o desenvolvimento estão acontecendo”, reforça.

Dra. Raquel da Rocha Pereira, anestesista obstétrica e referência no município nas ações de incentivo ao aleitamento materno, participou do evento e destacou o papel do leite materno para o desenvolvimento integral do bebê.

“O bebê não nasce completo, pois vários sistemas do seu organismo ainda estão em desenvolvimento, como o sistema imunológico, o gastrointestinal e o sistema nervoso central. É através do leite materno que passamos os nutrientes necessários para terminar essa formação. Não é simplesmente uma questão nutricional. É qualidade e saúde integral”, orienta.

Comunidade do Boa Vista ganha nova área de lazer Anterior

Comunidade do Boa Vista ganha nova área de lazer

Itamaraty e Gleisi rechaçam ataque de vice-secretário de Trump Próximo

Itamaraty e Gleisi rechaçam ataque de vice-secretário de Trump

Deixe seu comentário