Rua Padre Kolb terá obra asfáltica com interdição parcial nesta terça e quarta |
Abandono de animais cresce nas férias
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Com o mote “Seja responsável, o abandono de animais é crime”, ação da Prefeitura incentiva denúncias e reforça o cuidado com os pets
Com a chegada das férias escolares do mês de julho, período em que muitas famílias aproveitam para sair em viagem, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sama) e da Secretaria de Comunicação (Secom), reforça a campanha de conscientização e combate ao abandono de animais domésticos.
O mote da campanha é “Seja responsável, o abandono de animais é crime”. O vídeo mostra uma família que está arrumando a mala para viajar e o gatinho e o cachorrinho estão por perto, por vezes, entrando na mala.
A mensagem é clara, ao afirmar que a viagem em família só é completa quando todos embarcam, inclusive os animais que são colocados na caixinha de transporte. Além do vídeo, a campanha publicitária conta com peças para mídias digitais e rádios, e fica no ar até esta quarta-feira (23).
De acordo com o Centro de Bem-Estar Animal de Joinville (CBEA), assim como nas férias de fim de ano, no mês de julho também cresce o número de casos de abandono de animais domésticos, bem como há um aumento significativo nas demandas, inclusive em denúncias.
“Iniciativas como a campanha são importantes para aumentar a conscientização da população sobre a responsabilidade de cuidar dos animais domésticos, para reduzir o número de abandonos por meio da educação e do esclarecimento sobre os impactos negativos do abandono. Além disso, serve para estimular as denúncias e ações legais contra maus-tratos, fortalecendo a proteção animal”, avalia Ailton Rodrigues da Silva, coordenador do CBEA.
Denúncias sobre maus-tratos
De acordo com a Lei Complementar 691/2024, em Joinville, as clínicas, consultórios, hospitais veterinários, pet shops, banho e tosa e demais estabelecimentos veterinários que receberem animais com indícios ou ocorrência de maus-tratos, devem comunicar o fato à Polícia Civil ou fazer registro junto à Ouvidoria da Prefeitura.
De acordo com a legislação, a mesma conduta deve ser adotada por condomínios, por meio dos seus síndicos ou administradores que deverão informar aos órgãos competentes o nome do tutor do animal, endereço e número do apartamento. A Lei foi proposta pela vereadora Tânia Larson e sancionada pelo prefeito Adriano Silva.
As denúncias de maus-tratos aos animais à Polícia Civil podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181, no site delegaciavirtual.sc.gov.br, ou ainda pelo WhatsApp da Polícia Civil no número (48) 98844-0011. O CBEA recebe as denúncias por meio da Ouvidoria da Prefeitura, que pode ser registrada no aplicativo Joinville Fácil e site joinville.sc.gov.br, 24 horas por dia, ou pelo telefone 156, no horário comercial.
Cuidados durante o frio
Para proteger os animais domésticos do frio, ajudando a prevenir problemas de saúde e promovendo o bem-estar dos bichinhos durante o inverno, alguns cuidados básicos devem ser tomados. Confira as dicas do CBEA:
– Ofereça um local aquecido, protegido do vento e da umidade;
– Use cobertores ou roupinhas;
– Mantenha a alimentação equilibrada e água fresca disponível;
– Diminua a frequência de banhos e seque bem o animal;
– Continue os exercícios, mas evite passeios longos em dias muito frios;
– Fique atento a sinais de doenças respiratórias e cuide bem de filhotes e animais idosos.
Deixe seu comentário