logo RCN

Sábado foi dedicado à Dengue em Joinville

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Onze Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) estiveram abertas para imunização, além de um mutirão de limpeza organizado pela Prefeitura

No último sábado (16), Joinville concentrou esforços na prevenção e combate à dengue, com a abertura de onze Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) pela manhã para vacinação de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O objetivo foi fortalecer a imunização contra a doença, tão importante para a saúde pública. Ao todo, 315 pré-adolescentes foram vacinados durante a ação.

A iniciativa faz parte de um esforço contínuo da cidade para conter a propagação da dengue e proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis. Durante toda a semana, a imunização continua sendo oferecida em todas as UBSFs de Joinville, com exceção da UBSF Jativoca e das UBSFs Comasa e João Costa, que atuam como pontos Sentinela para atendimento específico da dengue.

Além das UBSFs, os moradores têm a opção de se dirigir à Sala de Vacinas Central, localizada na Rua Abdon Batista, 172, para receber a vacina. Para garantir a imunização, um adulto responsável pelo adolescente deve acompanhá-lo até a UBSF, apresentando documentos como Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde, além de documento do responsável. Não é necessário realizar agendamento prévio.

A orientação é que os interessados cheguem aos locais de vacinação com pelo menos meia hora de antecedência em relação ao encerramento das atividades. Os horários de funcionamento das UBSFs podem ser consultados no site da Prefeitura.


Mutirão de limpeza recolheu 16 toneladas de entulhos

Ccerca de 150 pessoas, entre servidores públicos e voluntários, uniram esforços em um mutirão de combate à dengue no bairro Iririú, em Joinville. Com o objetivo de intensificar as medidas de prevenção e conscientização, foram realizadas 941 visitas em residências e comércios, abrangendo 43 ruas do bairro.

O esforço conjunto resultou na eliminação de 16 toneladas de entulhos, que representavam potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Além disso, uma blitz educativa foi realizada, com a entrega de material orientativo sobre os "10 minutos contra a dengue" em cerca de 2 mil veículos.

Segundo a organização do mutirão, o fumacê foi aplicado em uma área que engloba aproximadamente 600 residências. Em locais onde os recipientes que poderiam ser possíveis criadouros não puderam ser eliminados, uma equipe técnica realizou a aplicação de um produto químico que impede o desenvolvimento das larvas do mosquito.

A ação contou com a participação de diversos órgãos e entidades, incluindo servidores da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, Bombeiros Voluntários, Guardas Municipais, 62º Batalhão de Infantaria do Exército, Grupo de Resgate em Montanhas, Conselhos Comunitários de Segurança, Grupo de Escoteiros, Conselho Local de Saúde, servidores da Unidade Básica de Saúde da Família Leonardo Schilickmann, Unidade Regional de Obras Leste, Vigilância Sanitária, Associação de Moradores, Agentes de Combate à Endemias e Agentes Comunitários de Saúde.

A Prefeitura de Joinville mantém diariamente as ações de prevenção à dengue e reforça a solicitação para que todos os moradores auxiliem no trabalho de eliminação dos locais e objetos que podem acumular água, evitando que o mosquito encontre esses espaços para o depósito dos ovos. Com apenas 10 minutos, é possível realizar uma vistoria em terrenos, seja em residências ou espaços comerciais, para verificar se há risco de proliferação do mosquito. No site joinville.sc.gov.br/dengue estão disponíveis materiais informativos que podem ser utilizados por todas as pessoas, inclusive um checklist indicando os pontos que devem receber atenção especial.

UBSF Canela terá nova sede com Vila da Saúde Anterior

UBSF Canela terá nova sede com Vila da Saúde

Candidatos para cargos de nível superior em Concurso Público da Secretaria de Educação passam por provas de desempenho didático Próximo

Candidatos para cargos de nível superior em Concurso Público da Secretaria de Educação passam por provas de desempenho didático

Deixe seu comentário