logo RCN

Primeira licitação na bolsa de valores revoluciona iluminação pública

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Processo licitatório da Parceria Público-Privada para a rede de iluminação garante economia e avanço tecnológico para a cidade

Joinville viveu um momento histórico nesta terça-feira (11) ao realizar sua primeira concorrência pública na Bolsa de Valores B3, em São Paulo. O processo, acompanhado pelo prefeito Adriano Silva, secretários municipais e equipe técnica da Prefeitura, foi transmitido online no site da B3.

A licitação, que faz parte da Parceria Público-Privada (PPP) para a rede de iluminação pública do município, teve como vencedor o Consórcio QLuz Joinville, que apresentou a menor proposta, no valor de R$ 1.512.999,33. O montante representa um deságio de 30,50% em relação ao teto previsto no edital. O prazo de concessão será de 22 anos.

"Este é um momento histórico para Joinville! Estamos aqui, na Bolsa de Valores, para oficializar uma transformação no sistema de iluminação pública da cidade. Com a PPP, a prestadora de serviço fará melhorias constantes em nosso parque de iluminação. Teremos mais agilidade, mais qualidade e mais tecnologia. E o melhor é que o joinvilense não vai precisar pagar nada a mais por isso, já que o valor arrecadado pela COSIP irá custear todo o sistema", afirmou o prefeito Adriano Silva.

Durante o evento, o prefeito convidou a equipe da Prefeitura presente em São Paulo para participar da cerimônia simbólica da batida do martelo. O Chefe do Departamento de Infraestrutura Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Gimenez Nonato, ressaltou a importância desse passo para a modernização da infraestrutura urbana no Brasil.

"Hoje celebramos mais um passo significativo rumo à modernização da iluminação pública por meio da Parceria Público-Privada, um modelo que tem se mostrado eficiente na entrega de serviços de qualidade à população", destacou Nonato.


Avanços na iluminação pública

A PPP da Iluminação Pública trará melhorias significativas para a cidade, incluindo a instalação de pelo menos 10 mil novos pontos de iluminação. Haverá também um projeto especial para iluminação de áreas turísticas e locais de grande circulação de pessoas. O projeto prevê modernização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura de iluminação pública do município.

"Com toda a certeza realizaremos um trabalho de excelência para o município e toda a comunidade será bem atendida", afirmou Luciano Pedro de Moro, gerente geral de negócios do Consórcio QLuz.


Próximos passos

Com a definição do consórcio vencedor, a próxima etapa envolve a análise dos documentos de qualificação. A equipe técnica da Prefeitura de Joinville, com apoio da Bolsa de Valores B3, fará a avaliação do envelope 4. Após essa fase, o resultado será homologado e será iniciado o processo de assinatura do contrato com o consórcio vencedor.

A estruturação do projeto teve início em novembro de 2021, quando a Prefeitura contratou o BNDES para oferecer suporte técnico e consultoria. O processo passou pela análise do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) e incluiu audiências e consultas públicas para garantir transparência e participação da população.

No dia 30 de janeiro, dois consórcios apresentaram suas propostas. Após a análise dos documentos e da proposta comercial, o Consórcio QLuz Joinville foi declarado vencedor.

Primeira licitação na bolsa de valores revoluciona iluminação pública Anterior

Primeira licitação na bolsa de valores revoluciona iluminação pública

Mutirão de cirurgias de coluna em Joinville traz esperança a crianças com escoliose Próximo

Mutirão de cirurgias de coluna em Joinville traz esperança a crianças com escoliose

Deixe seu comentário