logo RCN

Operação Baixas Temperaturas acolhe população em situação de ruas no frio do inverno

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Ação da Secretaria de Assistência Social oferece serviço extra de acolhimento noturno para proteger moradores de rua das baixas temperaturas

Com a chegada do inverno, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu início na terça-feira (25) à Operação Baixas Temperaturas, uma iniciativa que visa oferecer reforço no acolhimento noturno para pessoas em situação de rua durante os meses mais frios do ano.

“A operação é ativada quando a previsão do tempo indica temperaturas de até 12 graus ou menos. Este é um serviço extra, oferecido pela Prefeitura de Joinville, que ocorre durante o inverno, ou seja, por até três meses”, explicou Fabiana Cardozo, secretária de Assistência Social. A operação foi desenhada para funcionar como um complemento aos serviços já oferecidos pela Assistência Social ao longo do ano, garantindo uma rede de suporte ainda mais abrangente para aqueles que enfrentam vulnerabilidade social.

Durante todo o ano, a Secretaria de Assistência Social mantém convênios com Casas de Passagem, que acolhem pessoas em situação de rua temporariamente. Esses espaços fornecem não apenas abrigo, mas também suporte para que os indivíduos possam encontrar emprego, obter a documentação necessária e superar a situação de vulnerabilidade.

A Operação Baixas Temperaturas surge como uma resposta à necessidade urgente de proteger a população mais vulnerável durante os dias mais frios do ano. "Nosso objetivo é garantir que ninguém tenha que enfrentar as baixas temperaturas sem um lugar seguro para passar a noite", destacou Cardozo. Além do acolhimento noturno, a operação inclui a distribuição de cobertores, roupas e alimentos, proporcionando um suporte mais completo para aqueles que se encontram em situação de rua.

A iniciativa também conta com o apoio de voluntários e organizações da sociedade civil, que se unem para ampliar o alcance e a eficácia das ações. A comunidade é encorajada a participar, seja através de doações de roupas e cobertores ou do voluntariado em ações de acolhimento e distribuição de mantimentos.

A operação reforça o compromisso da Prefeitura de Joinville em garantir que todos os cidadãos tenham acesso a condições dignas, especialmente em períodos de maior vulnerabilidade. "É uma demonstração de como a cidade se mobiliza em prol dos que mais precisam, mostrando solidariedade e cuidado com o próximo", acrescentou a secretária.


Como funciona a Operação Baixas Temperaturas

De segunda a sexta-feira, as pessoas que estão em situação de rua devem procurar o Centro Pop (rua Paraíba, 937) para realizar o cadastro até 17h. Aos fins de semana, o cadastro é feito até 16h. A partir das 17h, a Prefeitura faz o transporte até o local indicado para passar a noite.

No período noturno, a equipe de referência do atendimento telefônico e acolhimento é o Serviço Especializado em Abordagem Social, que atende pelos telefones (47) 3030-1232/ 3433-3341 e WhatsApp (47) 99141-3439. Portanto, caso a comunidade veja uma pessoa dormindo na rua, em situação de vulnerabilidade, pode ligar nesses telefones e indicar o endereço.

São oferecidas diariamente 50 vagas na Casa de Passagem Vó Joaquina, que é conveniada com a Secretaria de Assistência Social. A distribuição de vagas priorizará pessoas com deficiência, mulheres com crianças, idosos e classificação por ordem de chegada.

O usuário cadastrado na Operação Baixas temperaturas poderá jantar no Restaurante Popular Bucarein, com atenção para o horário de saída do transporte. A Casa de Passagem Vó Joaquina também ofertará jantar.

Será concedido vale-transporte, na manhã seguinte, a partir das 6h, para o deslocamento até o Restaurante Popular Bucarein, onde será oferecido o café da manhã.

Durante o outono, quando Joinville registrou dias mais frios, a Operação Baixas Temperaturas foi realizada pontualmente.

Educação de Jovens e Adultos abre 320 vagas para alunos em três propostas de ensino Anterior

Educação de Jovens e Adultos abre 320 vagas para alunos em três propostas de ensino

Ferramenta de avaliação de leitura desenvolvida em Stanford é testada em Joinville Próximo

Ferramenta de avaliação de leitura desenvolvida em Stanford é testada em Joinville

Deixe seu comentário